Perfil Oficial Fernanda Guimarães
BIO:
Da garagem abarrotada de descobertas, desafios e passos seguintes ao longo de 10 anos bem vividos nos palcos nasce a maturidade criativa na formação musical, nas parcerias artÃsticas e nas experimentações absorvidas pela compositora, intérprete, baixista e violonista alagoana Fernanda Guimarães, que acrescentará muito em breve em seu repertório de conquistas o primeiro resultado maior de uma busca evolutiva e apaixonada por sua identidade autoral na música, situada em especial na mpb, no jazz e no rock: a gravação do seu primeiro CD.
No posto de vocalista e instrumentista de duas bandas – a extinta FatorRH e a ativa Zero82 – ganhou reconhecimento em boa parte do Nordeste com suas visitas ousadas pelo rock progressivo, o folk e o pop rock, construindo identidade própria na interpretação das músicas de suas influências musicais.
Na evolução das vontades e do seu destino artÃstico, a fase solo, mais madura e intimista, revelou de fato a gravidade aveludada e refinada da voz de Fernanda, sua maestria na voz e violão e, posteriormente, na companhia de grandes instrumentistas, interpretando composições clássicas e contemporâneas da mpb e do jazz. Marisa Monte, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ella FitzGerald, Nina Simone, Tracy Chapman, entre outras referências vindas do seu encontro criativo com a música contemporânea alagoana, inspiram seu som multifacetado, responsável por dividir palcos primorosamente com Os Paralamas do Sucesso, Flávio Venturini, Cidade Negra, Vanessa da Mata entre outros grandes artistas.
Intérprete finalista no Festival de Música Alagoana do Sesc, em 2002 e 2004, e também finalista nos festivais nacionais CantaCUT, em São Paulo, e FEMUSIC, em Maringá, ambos em 2006.
Projetos como o sucesso de crÃtica e público Bossa + Nova, que reuniu nos palcos um grupo de oito mulheres intérpretes e instrumentistas para celebrar o estilo consagrado da música brasileira e seus protagonistas, teve a direção musical assinada por Felix Baigon e a co-produção por Fernanda, além da sua plural atuação no palco.
Seu mais novo e ousado projeto surgiu do interesse cada vez maior pelo jazz. Iniciou ensaios "sem compromisso" dos standards do jazz, passeando por bossas, sambas e clássicos da músicas francesa. Ao lado dos músicos Juliano Gomes (piano), Everaldo Borges (Sax), Felix Baigon (contra-baixo) e Marcinho Cavalcanti (Bateria), os convites começaram a aparecer e, já nos primeiros shows, a aceitação do público foi unânime e calorosa. Fernanda Guimarães e 4Jazz, há 1 ano juntos, vêm encantando o público com lindas interpretações de "Fly Me to The Moon" (Bart Howard), "La Mer" (Charles Trenet), "My Baby Just Cares From Me" (Gus Kahn e Walter Donaldson), bem como o samba dobrado "Cai dentro" (Baden Powell e Paulo César Pinheiro) e a bossa "Bonita" (Tom Jobim), com a maestria de quem reúne "o melhor do melhor".
Num momento em que a música experimenta as mais diversas possibilidades de combinação entre técnica e tecnologia, talento e criatividade, hibridez e linguagem, Fernanda Guimarães se coloca e é aceita neste universo como uma artista na alvorada do cenário atual de seu meio; livre, mutante, cativante e avante. Ou para ouvir, dançar, apreender e contemplar.
Por Márcia Shoo
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Conheça a ZOD (Zero82), banda de rock de Fernanda Guimarães:
website: www.zero82.com.br
myspace:
www.myspace.com/zerooitodois
Contatos:(82) 93075523 (21) 8352-0912
E-mail: [email protected]
msn: [email protected]
skype: fernandazero82Produção ArtÃstica:
Myspace Design:
APOIO CULTURAL:
- -