Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais aos 8 anos com aulas particulares dadas pelo seu pai, José Monteiro. Em 2001 concluiu o curso de Percussão na Escola de Musica do Conservatório Nacional com 19 Valores na disciplina de Percussão orientado pelo Prof. Carlos Voss, tendo em 2005 concluido a Licenciatura em Percussão na Escola Superior de Musica de Lisboa com 19 valores, sob a orientação dos Profs. Carlos Voss e Richard Buckley.
Paralelamente frequentou vários cursos de orquestras da OPEM e da INATEL, e Masterclasses com os Percussionistas e Bateristas: Prof. Carlos Voss (Orq. Fundação Calouste Gulbenkian), Prof. Elizabeth Davis (Orq. Sinfónica Portuguesa), Thomas Alkier, Mike Portnoy, Eduardo Campos, Kenny Aronoff, Felix Sabal Lecco, Alexandre Frazão, Pedro Viana. Participou ainda no workshop de Wadaiko (tambores Japoneses - 2003) e também no curso Jovens Regentes (INATEL) coordenado pelos Profs. Adelino Mota e Carlos Marques.
Colabora com diversas Orquestras entre as quais se destacam a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian (tendo com esta percorrido Portugal e o estrangeiro, interpretando o mais variado tipo de repertório, incluindo as temporadas de musica contemporânea e jovens compositores), Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Foco Musical, Orquestra de Sopros de Sintra (aquando da sua existência), Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros da ESML, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra Nacional do Tejo, Orquestra de Camara do Douro, Lisbon Film Orchestra, Orquestra da Companhia Portuguesa de Opera, sob a direcção de maestros como Richard Hickox, Muhai Tang, Michael Zilm, Rudolf Barshai, Claudio Scimone, Michel Corboz, José Cura, Lawrence Foster, Leonard Slatkin, Günther Herbig, Krzystof Penderecki, Paavo Järvi, Heinz Holliger entre outros.
Trabalhou como Baterista/Percussionista com os seguintes projectos: Sónia Lourenço (vencedora do 1º Chuva de Estrelas), Skape Blues Band, Crystal Image, projecto pop-rock Freed'Emo, Osivorpmi Trio (Vencedor do concurso Jovens Criadores 2001), Paradise Café, Clape Ensemble (Dueto Percussão e Clarinete), musical My Fair Lady. Colaborou com os estúdios Staff e ExÃlium Lynx.
Apresentou-se pela primeira vez a solo em 2006, interpretando o Concertino para Marimba de Paul Creston com a Studenten-Orchester de Dortmund dirigida por Holger Ellwanger.
Realiza ainda vários recitais a solo e com a colaboração de variados instrumentistas, a convite da Academia de Musica de Benavente.
Em Setembro de 2007 juntamente com a Orquestra de Câmara do Douro gravou o CD “Follies – Inspirações da almaâ€
Ministrou a disciplina de Percussão e Bateria em vários cursos do INATEL, workshops de férias para crianças a partir dos 5 anos, no 1º Encontro Academico de Percussão de Setúbal, tendo leccionando ainda na Academia de Musica de Benavente, na Academia de Musica de Alcobaça, Academia de Musica da Orquestra Nacional do Tejo, na Escola de Musica Leal da Câmara (actualmente Consevatório Regional de Sintra). Desempenhou funções de Professor de Musica no Plano de Desenvolvimento Curricular no 1º ciclo, na Escola EB1 e 2 de Benavente (alunos com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos).
Continua a leccionar a disciplina de Percussão e Bateria nas anteriormente referidas Academia de Musica de Alcobaça, Academia de Musica da Orquestra Nacional do Tejo, na Academia de Musica de Benavente, e ainda no Conservatório Regional de Palmela e na Escola de Musica do Conservatório Nacional.
É o percussionista principal da Orquestra Nacional do Tejo e da Orquestra de Câmara do Douro, e baterista da banda Enchantya. É também membro do Grupo de Percussionistas de Lisboa, e da Percussive Arts Society (PAS).