O paraibano Renan Barbosa iniciou a carreira artÃstica em 1988, num festival de MPB em Campina Grande (PB), interpretando a canção "Destino", de sua autoria, que na ocasião foi premiada como Melhor Letra.
Em 1990, fez parte do grupo vocal "Nós e Voz", como solista dos musicais de vanguarda montados pelo grupo. No mesmo ano, apresentou o seu primeiro show solo: "Angular".
A partir daà seguiria em carreira individual, realizando diversos shows que tiveram como palco, em sua maioria, o Teatro Municipal de Campina Grande. Em 1993, mudou-se para Ribeirão Preto (SP), onde prosseguiu cantando, em teatros, casas de shows e no SESC daquela cidade.
Em 1998, ao completar 10 anos de carreira, dedicou-se à produção e gravação do seu primeiro CD, "Um Leão ao Sol", e prosseguiu a carreira com shows em Ribeirão Preto, São Paulo e Campina Grande.
Há quase cinco anos reside em São Paulo. Nesta cidade, freqüentou as Oficinas de Teatro “Nilton Travesso†“e “Satyrosâ€, e a Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, com o objetivo de aprimorar a sua já marcante presença de palco.
Em fevereiro de 2007, estreou o show "Bom-dia, Nordeste!", no qual interpretava exclusivamente canções de autores nordestinos. Desde então, o show, em função do êxito alcançado, teve várias apresentações no Villaggio Café (SP), bem como no SESC São José do Rio Preto e no CEU do Jardim São Carlos (SP).
Em 2008, completando 20 anos de carreira, lançou o show “LÃricas dos Vinte anos, que estreou no Villaggio Café em setembro e voltou ao palco daquela casa de shows outras vezes, até o primeiro semestre de 2009.
Em 14 de agosto de 2009, no dia do seu aniversário, estreou novo show, “Contemplaçãoâ€, inspirado no poema homônimo de CecÃlia Meireles, apresentado no Villaggio Café, com repertório que gira em torno do olho, do olhar e seus significados, acompanhado pelos violonistas Mario Martinez e Cleber Shimu.
Renan passeia com liberdade e pertinência por todos os ritmos da nossa música (do forró ao samba, da bossa ao pop), mas seu estilo é original, seu timbre é marcante e não recorre a imitações.
Suas influências, compositores e intérpretes preferidos, entretanto, não ficam ocultos: Noel Rosa, Cartola, Caetano Veloso, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Djavan, Luiz Melodia, Cazuza, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Rita Ribeiro, Chico César, Zeca Baleiro, Paula Lima, VirgÃnia Rosa, Rosa Passos, Mário Martinez, Evandro Navarro, Cassandra Véras, Fred Martins, e novos talentos como Fabio Cadore, Mariana Aydar, Marina de La Riva entre outros.
Acaba de gravar, em estúdio, uma canção inédita dos consagrados compositores cariocas Fred Martins e Francisco Bosco, que será em breve disponibilizada para download em sua página do myspace (www.myspace.com/barbosarenan), e que é a primeira canção gravada do novo CD do cantor, que já se encontra em fase de produção.Contato:F: (11) 8411 5150; 3578
[email protected]@hotmail.com