Myspace Layouts - Myspace Editor - Image Hosting
O Grupo de choro "Os Matutos" nasceu na cidade de Cordeiro (RJ), durante os ensaios da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (centenária banda local) no ano de 2002. Desde então o grupo também freqüenta a Escola Portátil de Música, onde recebem aulas dos grandes chorões do Rio de Janeiro, sob a coordenação do Violonista e Arranjador MaurÃcio Carrilho e da cavaquinista e compositora Luciana Rabello.
Ao longo destes 6 anos de vida, o grupo fez diversas apresentações e gravações ao lado de grandes nomes do choro e da música brasileira como MaurÃcio Carrilho, Ãlvaro Carrilho, Luciana Rabello, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, HermÃnio Bello de Carvalho, Zé da Velha e Silvério Pontes, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, e etc.
No ano de 2007 participaram do festival Rio Folle Journé e se apresentaram para os atletas na Vila Panamericana.
Além de ser um grupo formado para a apresentação do choro e seus congêneres (Polcas, Maxixes, Valsas, etc..), também se dedica à pesquisa e estudo de um repertório inédito, conseguido nos arquivos das bandas do interior e nas fazendas da região em que residem. Graças a este trabalho de resgate, diversas músicas brasileiras inéditas foram recuperadas e já estão fazendo parte do repertório do grupo. Concomitantemente, realizam gratuitamente apresentações em escolas públicas e particulares com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para a valorização da genuÃna música brasileira. Em convênio com a Prefeitura de Cordeiro, com o PAIF e com o Instituto Agenor Bens (instituição criada pelos componentes do grupo), Os Matutos tem ministrado aulas gratuitas para cerca de 70 crianças carentes do bairro Manancial, em Cordeiro.
Como resultado de seu trabalho de pesquisa de repertório nas fazendas e bandas da região de Cordeiro, o grupo recebeu o certificado “CULTURA NOTA DEZâ€, do governo do RJ, por ter sido selecionado entre os dez melhores projetos culturais do Estado. Pelos trabalhos de pesquisa, apresentações em escolas e aulas em bairros carentes, o grupo foi agraciado também com a “CHANCELA DA UNESCO†e passou a contar com o aval desta conceituada entidade para seus projetos.
Em 2005 o grupo lançou seu primeiro disco, “Os Matutos – Meninos de Cordeiro†(Independende) cujo repertório é resultado de seu trabalho de pesquisa além de algumas faixas autorais. O disco conta também com a participação do flautista e compositor Ãlvaro Carrilho. O disco foi indicado ao Prémio Rival BR de 2006 nas categorias de melhor grupo instrumental e revelação.