About Me
Valdir Lopes nasceu em Salvador, Bahia, 1957. É graduado em Composição & Regencia pela Faculdade de Musica da Universidade Federal da Bahia.
Cantor, compositor, regente, arranjador, educador social, violonista e guitarrista.
Como instrumentista, compositor e/ou diretor musical atuou em diversos shows de alguns artistas baianos nos palcos do Pelourinho (Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'água), no Teatro da Coelba, na Sala do Côro do Teatro Castro Alves, na sala principal do Teatro do ICBA, etc.
Participou de algumas edições da "Apresentação de Compositores da Bahia" com musicas compostas p/ orquestra sinfonica ou conjunto de câmara e executadas no Teatro da Reitoria da UFBa, como "Tardinha" (p/ Fl. e cl.),
"Cênica", "Celebração","Decolagem"(p/ orquestra), "Sonata do Madrugar" (p/ orquestra de cordas e percussão), alem de "Reggae Estrela" (p/ orquestra de violoncelos), regidas pelo Maestro Piero Bastianelli. Participou tambem como arranjador da musica "Prelúdio" de Raul Seixas para Côro e Orquestra quando do aniversário de 10 anos de morte do artista Raul Seixas, executada pela Orquestra Sinfonica da Bahia na Concha Acústica do Teatro Castro Alves e regida pelo Maestro Pino Onnis.
Participou, como educador social e Regente do Coral das Crianças de Coutos no show internacional "Gil e os Quatro Cantos"com os artistas Gilberto Gil, Paulo Flores, Maria João, Sergio Souto e Suzana Bacca na sala principal do Teatro Castro Alves.Tem a veia musical enraizada na musica popular, compondo desde a sua adolescencia. Fez varios cursos de especialização, inclusive de Musica pra Cinema ministrado pelo musico alemão Peer Raben no Auditorio do Teatro do ICBA (1988) e a "Oficina de Criação de Trilha Sonora para Teatro Cinema e Dança"(2000), com o professor Herald Weiss ( Teatro XVIII, Salvador-Bahia).
Participou do espetáculo teatral "Gueto Retalhos Sangrentos" (1984), com direção geral de Antonio Godi, nos teatros "Solar Boa Vista" e "Colégio Severino Vieira", atuando como musico e compositor da trilha sonora.
Realizou alguns shows autorais, como "Favelagem" (1981) no teatro Gregorio de Matos; "Nuvem Nove" no auditório da Escola de Direito da UFBA(1983); e "Coysa Kom Coysa", no Teatro do ICBA (1997).É um musico totalmente dedicado à boa musica brasileira.