About Me
Com 12 anos pegou o violão abandonado pela mãe e começou a tocá-lo. Pediu ajuda aos vizinhos para colocar as cordas que faltavam. Depois de aprender algumas canções, empolgado, Rico também tocava no colégio. Já no inÃcio desenvolvia suas composições.
Foi através do amigo Luciano, que tinha um baixo elétrico, que começou a se interessar pelo instrumento. Revezava com Luciano, baixo e guitarra.
Em paralelo, Rico resolveu formar uma banda com os vizinhos mais experientes que gostavam de outro tipo de som, era o Heavy Metal. A banda se chamava Death Soul. Assumiu nesta, a posição fixa de baixista já que sentiu um prazer indescritÃvel tocando este instrumento de som encorpado. Para que estes ensaios pudessem acontecer, Rico trocava sua guitarra pelo baixo de seu amigo Luciano que também emprestava um amplificador apropriado.
De uma amizade profunda e muito inspirada com Jean Rodrigues (gaita), um apaixonado por Blues, Rico, seu irmão, Gabriel e Jean formam um trio. Decidem estudar as raÃzes do Rock (o primeiro estilo musical que tiveram contato). Desenvolvem canções simples, mas eficientes.
Depois dessas experiências, Rico reúne mais um grupo que se chama Galla, primeira formação com vocal feminino. Interpretam algumas canções clássicas do Rock Alternativo e desenvolvem composições próprias nesse estilo. Nessa fase, Rico começa a produzir as próprias músicas e se aprofunda fazendo os primeiros estudos com samplers. Começa a descobrir sonoridades e a compor com recursos eletrônicos.
Após esta formação inicia, com seu irmão Gabriel, uma fase de produção musical abundante, profunda e muito significativa; nasce o projeto Floriani. Dedicam-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento instrumental puro. Desenvolvem vários temas musicais e vão aprofundando seus estudos em diferentes estilos. Dessa fase, várias formações, com destaque para um quarteto de Blues-Rock e mais tarde uma formação experimental que se chamou Ilha Sonora que fazia uma fusão de música Celta, Rock, Jazz e Reggae.
Durante a fase instrumental conhece a cantora de MPB, Aline Albuquerque (voz e violão). Nasce aà um trio formado por Rico, Gabriel Floriani e Aline Albuquerque que se chama Boca Maldita. Os irmãos Floriani fazem os arranjos das músicas. Com a entrada de Tita Portugal a banda passou a chamar 100%. Veja: http://www.rockwave.com.br/bandas/100. Rico foi produtor e baixista desta banda. No final de 2005 fizeram apresentações no Cine Plaza e outros locais em Curitiba. Em 2006 participaram do Festival da Canção de Araucária (FESTCAR) e de alguns programas de TV.
Depois dessas experiências investe em sua carreira solo e em meados de 2006 passa a ser acompanhado e incentivado pela empresária (e agora esposa) Luciane Ville, assim pode aprofundar-se ainda mais, explorando seu talento, fazendo aflorar livremente sua personalidade. Dos estudos pelo seu instrumento predileto, o contrabaixo elétrico sem trastes (Fretless) nasce uma importante parceria com Osny Zambuzzi da ARTwood, o resultado foi um contrabaixo inovador, idealizado e desenhado por Rico e concretizado por todo o pessoal da ARTwood.
Atualmente grava e desenvolve idéias musicais no Studio LR focando o registro posterior de todas estas experiências acumuladas durante sua vida dedicada à música. E busca novas oportunidades de sempre estar crescendo musicalmente.