Dora Toiá profile picture

Dora Toiá

About Me

Nascida em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, Dora Toiá, desde os quatro anos, começa a se interessar pela carreira de seu pai, cantor e compositor.
Cícero, entusiasmado, percebe a vocação artística de sua filha.
A partir dos sete anos de idade, Dora Toiá faz inúmeras participações em shows de seu pai em Friburgo.
Durante algum tempo apresentam-se juntos em algumas cidades do interior do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2005, determinada a seguir a carreira solo, percebe que a cidade de Friburgo é muito pequena para o tamanho do seu sonho.
Em outubro do mesmo ano , muda-se para o Rio de Janeiro.
Em 2006 e início de 2007 , Dora Toiá faz ainda algumas apresentações ao lado de seu pai, provenientes de datas agendadas, dedicando contudo, a maior parte de seu tempo à pesquisas musicais; assiste à shows e espetáculos teatrais, faz parcerias e novos amigos voltados para o mesmo interesse, jogando-se de cabeça, corpo e alma no universo da música.
Em julho de 2007 é apresentada ao baixista e produtor musical Igor Eça, filho do consagrado pianista e arranjador Luis Eça. Juntos, gravam três faixas demo, e é desta experiência, dentro de um estúdio de gravação, que Dora Toiá começa a reconhecer sua voz, ouvindo-se, descobrindo-se, refinando o seu gosto e seu estilo musical.
Logo após, em 2008, Dora Toiá decide estudar. Durante três meses, cursa a Oficina de Canto Popular(Cal), ministrado por Fátima Guedes . "Percebi de cara o timbre agradável e pessoal de Dora Toiá e notei sua grande rapidez em aprofundar técnica e linguagem cênica. Como também compõe, é a mensageira ideal de seus recados, em excelentes parcerias, além de intérprete versátil de outros autores. Ela tem um halo de perfeccionismo. E eu adoro isso." Fatima Guedes
Dando prosseguimento aos estudos de técnica, respiração, interpretação e postura cênica, Dora entrega sua voz nas mãos da preparadora vocal Diva Pieranti de quem, atualmente, recebe aulas de canto.
Hoje, aos vinte e um anos, Dora abraça apaixonadamente um Projeto que caracteriza-se por um show criado especialmente para ela, contendo 18 canções escolhidas a dedo, onde Dora “canta o Brasil” e orgulha-se disso , reverencia e presta sua homenagem à musica popular brasileira, interpretando grandes compositores da MPB como Candeia, Chico Buarque, Aldir Blanc, João Nogueira, Tom Jobim, Vinícius, Paulo Cesar Pinheiro, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Dolores Duran, Ataulfo Alves e muitos outros.
Convida o pianista Léo de Freitas para acompanhá-la nessa missão.Pedro Araújo (violão e cavaquinho) e Vini Lobo(baixo), fecham o time que se apresentará brevemente nos corredores da cena cultural do rio de janeiro.
Assim é que Dora Toiá se compromete de vez com a Música Popular Brasileira e promete mostrar sua voz ao publico carioca.
..span style="text-align:center;position:absolute;

My Interests

Music:

Member Since: 04/12/2007
Influences: Cícero (meu pai) - Chico Buarque - Tom Jobim - Ivan Lins - Adoniran Barbosa - Beto Guedes - Clube da Esquina - Nana Caymmi - Adriana Calcanhoto - Paulinho Rezende - Maria Bethânia - Marisa Monte - Elis Regina - Joyce - Lucina - Clara Nunes - Johnny Mitchel - Barbara Streisand-Sara Bratman.
Sounds Like: Músicas:

Ai quem me dera (Vinicius de Moraes)
Pedro Araújo: violão
Léo de Freitas: acordeon

O mar serenou (Candeia)
Pedro Araújo: violão
Rafael Chaves: pandeiros e congas

Guerreira(João Nogueira/Paulo César Pinheiro)
Pedro Araújo: violão e cavaquinho
Léo de Freitas: teclado
Vini Lobo: baixo
Camilo Mariano: bateria
Rafael Chaves: percussão

Vytória Rudan: Direção Musical

Didier Fernan: Técnico de gravação

CONTATOS PARA SHOWS:

[email protected]

Type of Label: Unsigned

My Blog

The item has been deleted


Posted by on