De forma agressiva e direta SISTEMA SANGRIA apresenta um hardcore com influências de crust, punk hardcore dos anos 80, grindcore, crossover e bandas de hardcore old e new schools. As letras abordam temas como anti-capitalismo, polÃtica e corrupção, violência policial, genocÃdio e desigualdade social em tom de protesto e denúncia. Esse estilo foi autodenominado Sistema Sangria Hardcore.
Em meados de 2000 iniciava-se as atividades da banda INSIDE OUT. A banda grava e lança sua primeira demo (P.S.I.D.M.) no primeiro semestre de 2001 com o nome INSIDE CORE.
Já entitulada SISTEMA SANGRIA e com novo guitarrista, é lançada em junho de 2002 a segunda demo da banda - "Alienação?" - gravada pelo então INSIDE CORE no mês de outubro de 2001; trabalho este que cede músicas para diversas compilações e splits lançados por selos independentes do Basil e outros paÃses do mundo.
No inÃcio do ano de 2003, agora com novo baterista, SISTEMA SANGRIA solidifica sua formação e grava no mes de abril o EP "brasileiro de verdade não tem medo não", o primeiro registro oficial da banda que foi lançado de forma totalmente independente em fevereiro de 2004.
Até o inÃcio do ano de 2008 a banda realizou muitas apresentações na região da Grande São Paulo, litoral e interior de SP, além de apresentações em outros estados, sempre dividindo o palco com bandas conceituadas no cenário do Hardcore Underground nacional, bandas parceiras na correria e bandas internacionais em suas passagens pelo Brasil.
Nesse ano houve mais uma mudança na formação, e dois ex-membros da banda voltaram: Antonio Carlos (ex-guitarrista e um dos fundadores do INSIDE OUT) assumiu os vocais e Leandro (ex-guitarrista) assumiu o baixo. Esse é o atual line-up do SISTEMA SANGRIA, e foi assim que iniciamos em dezembro de 2008 a gravação do primeiro álbum da banda que ainda está em fase de finalização do estúdio Mr. Som, em São Paulo/SP.
No mês de junho de 2009 começaram as gravações para o Split 3Way que contará, além do SISTEMA SANGRIA, com as bandas F.D.S., e Ódio Social. Esse material ainda está em fase de gravação e deve ser lançado ainda este ano.
SISTEMA SANGRIA busca difundir ao máximo sua mensagem, pois acredita que é através da informação que pode ajudar a combater o estado de alienação em que encontra-se a imensa maioria da população nos paÃses subdesenvolvidos. O Hardcore do SISTEMA SANGRIA é música, é protesto, é respeito, é atitude e principalmente denúncia.