About Me
Filho dos professores universitários africanos Múleka Ditoka (compositor e multi-instrumentista) e Mwewa Lumbwe (cantora e dançarina), François "Fortunato" Muleka cresceu numa atmosfera artÃstica extremamente rica em que desde cedo conviveu com o universo do folclore, da pintura, música, danças e literaturas de várias regiões do Brasil.
Em 1994 seus pais iniciam um trabalho de divulgação da cultura de paÃses africanos no Brasil intitulado FIESTA AFRICAE. Este contato intenso com o panorama cultural africano, principalmente com a música da provÃncia do Kasai, no centro da República Democrática do Congo, marca de modo inegável a expressão, criação e execução do artista, que alia essas influências à um jeito brasileiro de tocar.
Desde 2003 atua como baixista e violonista em várias cidades nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, onde reside. Nestas acompanhou bandas de estÃlos musicais variados como a banda pernambucana Dona Sarafina na Favela Nacional (mangue beat), banda Protótipo (pop rock), a banda Capim Madeira (sambarock), Carolina Zingler (formosura de música) e a cantora africana Alpha Petulay em sua turnê Delight Tribal no Brasil.
Suas composições tratam principalmente de passagens da vida, pequenos momentos no dia de alguém, cenas e pensamentos no dia de qualquer pessoa e, em geral, as imagens são tanto mais vagas quanto possÃvel, mas isso não é proposital; porque todo texto carrega consigo sua vagueza e sua mÃstica inapreensibilidade.
Como compositor, Fortunato vem fazendo várias parcerias como com o cantor e compositor baiano Nuno Menezes, o escritor Luis Queriqueli, Gabriel Veppo, João Amado, Pinche Martin Cohen, sendo que com os dois útlimos apresentou recentemente o show Nuestras Postales no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires, Argentina.
Em Florianópolis, Fortunato participa de dois trabalhos distintos. Como violonista compõe com João Amado o duo-Instrumental Balagandãs (BossaJazz) e apresenta junto com A Companhia Gentil o show "Dez emCantos e Gentis Miudezas, numa proposta de trazer à tona valores como a gentileza e a polidez, que estam em baixa no mundo inteiro, e em cuja carência, paradoxalmente, a vida no planeta é insustentável."muitas vezes quero ir a algum lugar, mas tenho preguiça de levar o corpo todo junto... "Bem Vindos ..