O Conversa Ribeira é o resultado de uma parceria entre três músicos de sólida formação que, ao se reunirem, resolveram se dedicar à criação de novas interpretações e arranjos para canções ligadas ao universo da música caipira.
Em suas recriações, o grupo conjuga o canto à viola caipira, ao acordeom e ao piano em uma busca por novas harmonias, dinâmicas e formas que estabeleçam diálogos vivos com a tradição, agregando à simplicidade caipira (riquÃssima e cheia de profundidades) concepções contemporâneas das interpretações instrumentais e vocais, desenvolvidas no contato com outros universos musicais onde os integrantes do grupo também transitam (o jazz, a música erudita, a moderna canção popular brasileira).
Fruto de uma intensa e constante pesquisa que desenvolve desde 2002, o repertório inclui desde melodias folclóricas e modas gravadas pelas duplas tradicionais, até composições de artistas contemporâneos que carregam vÃnculos com a música e a cultura caipiras. Compositores e intérpretes consagrados como João PacÃfico, Raul Torres, Alvarenga, Ranchinho, Tião Carreiro, Rolando Boldrin, Villa Lobos, Milton Nascimento, Almir Sater, entre outros, têm suas obras e interpretações revisitadas em arranjos repletos de sensibilidade e sutileza.
Nos seus cinco anos de trajetória, o trio apresentou-se inúmeras vezes, sempre com ótima repercussão, nas cidades de Campinas, São Paulo (SESCs Consolação e Ipiranga, Itaucultural), Piracicaba, Botucatu, Amparo, Campos do Jordão, TatuÃ, Catanduva, São Luis do Paraitinga, Valinhos, Araras, Araçatuba, dentre outras. Em 2004 gravou participação na trilha sonora do documentário Divino EspÃrito Popular, de Pedro Abib. Em 2005 integrou a campanha publicitária De Causos e Canções da empresa TIM celulares. Em 2006 participou do documentário Música em São Paulo: Uma Breve História da Cultura Caipira (Guanabara/COMGÃS) ao lado de importantes nomes da história da música caipira, como Inesita Barroso, Tinoco e Irmãs Galvão.
O grupo lança, em 2008, seu primeiro CD, Conversa Ribeira, projeto parcialmente financiado pelo FICC (ação cultural da Prefeitura de Campinas), através do selo Cooperativa de Música. As conquistas mais recentes do grupo são a participação no projeto Pixinguinha 2007 (FUNARTE), onde excursionou pelo Nordeste com o compositor Guinga (dezembro 2007) e a seleção para o Rumos Itaú Cultural.
Layout by CoolChaser