A banda de reggae Leão do Norte nasceu em setembro de 2004, fruto de uma idéia que vinha sendo gestada desde 1997, ano em que o reggae se instalou definitivamente na cabeça e no coração de Ras Uillivan. Foram sete anos de viagens, fazendo contatos e ouvindo músicos experientes do estilo reggae no Brasil e focado no sonho de montar sua própria banda. O reggae nasceu na Jamaica e é um só. Mas aqui no Brasil, face à diversidade cultural achou terreno fértil para desenvolver vários estilos. Uilivan conheceu a todos, mas resolveu encarar o desafio de beber da fonte limpa e mergulhar no reggae raiz, entender sua levada, seu ritmo, suas crenças, suas tranças, e se entregar de vez ao reggae raiz.
Voltar do mundo e rever Porto Velho onde a cena reggae, praticamente não existia foi apenas mais um desafio. Formar a banda Leão do Norte, não era mais apenas a realização do sonho. Era, foi e é missão.
“Ras Uillivanâ€, fundador da banda Leão do Norte, é ex-integrante da produção da banda Ponto de EquilÃbrio que vem atuando no cenário cultural de Porto Velho desenvolvendo junto à comunidade os objetivos, as mensagens de positividade como fé, justiça, paz interior, amor pela natureza e pela vida.
A banda está pronta, mas a pesquisa e a procura por novos valores e novos talentos musicais continuam. Afinal, não basta apenas ser músico. É preciso ter o reggae concebido e propagado pelo seu fundador na alma.
E aqui nas terras amazônicas, um novo desafio se impôs ao grupo comandado por Ras Uillivan. Abordar, divulgar e cantar a poesia cultural amazônica, utilizando como veÃculo o Reggae de Raiz, e tendo por fonte e base o Reggae Jamaicano.
Ouvir o som da banda Leão do Norte é viajar pelas regiões do nosso ser ainda pouco exploradas. É voltar aos primórdios e locais de origem do próprio reggae e constatar que mais que um ritmo, mais que uma música, é um estilo de vida ligada à Mãe Natureza.
Sua estréia foi nas escadarias da UNIR/Centro em 2005, show que evidenciou o gosto do público universitário pelo reggae. Em seguida a banda apresentou-se no Madeira Festival, este alcançou um público de 20.000 pessoas e ainda abriu o show do renomado intérprete e compositor Chico Cesar, no encerramento da Semana da Consciência Negra. Estes eventos de grande porte projetaram a banda na mÃdia amazônica de inserção internacional - por meio do canal Amazonsat - ao fazer uma série de exibições da cobertura do Madeira Festival. A banda se apresentou nas três edições do Festival Beiradeiros (2005, 2006, 2007) e também no evento paralelo Esquenta Beradeiros (2006). No ano de 2007 Leão do Norte dividiu o palco com a renomada Banda Natiruts na casa de shows Nautilus de P. Velho. Além destes eventos de grande porte apresentaram-se no Festival de Praia de Jacy-Paraná em 2006 e outros centros de cultura de nossa capital, todos considerados, pela banda, de igual importância, pela possibilidade de divulgação dos ideais e da proposta do grupo. Em conseqüência destas atividades o Leão do Norte alçou vôos de maior envergadura ao ter se apresentado em 2007 no Festival de Reggae Amazônia Roots 2 em Manaus, evento bastante comentado pela mÃdia amazônica que literalmente redimensionou as perspectivas da Banda, extrapolando o circuito de Porto Velho/Rondônia tornando-se sucesso de público e crÃtica e seguindo como um Leão, o Norte que o reggae aponta.
MÚSICOS“Ras†Uilivan – Voz e Percussão
“Cris Africando†Nascimento – Voz
Iago Boti – Bateria e Backing Vocal
Rômulo Costa– Guitarra Solo e Backing Vocal
Otávio Souza – Guitarra RÃtmica
Marco Aurelho – Baixo
Guilherme – Teclados
Salatiel Alecrin- PercussãoTelefones para contatos e shows – (69) 9229-8811 / 8457-2984 e 3222-7362
E-mail:
[email protected]
Site: www.bandaleaodonorte.com