ZIZI POSSI nasceu em São Paulo, no então italiano bairro do Brás. Neta e bisneta de italianos, aos cinco anos ainda incompletos, entrou para sua primeira escola de piano, na qual permaneceu por quase três anos. Graças à grande rapidez com que aprendia e dominava os ensinos, foi transferida aos oito anos para o primeiro de quatro conservatórios de formação musical que freqüentou em São Paulo. Além da formação escolar normal e do conservatório, fez cursos paralelos de interpretação de instrumento.
Aos 17 anos mudou-se para Salvador, na Bahia, para cursar Composição e Regência na então melhor faculdade de música da América Latina, a Universidade Federal da Bahia.
Estreou nos palcos com o musical “Marilyn Miranda†em 74 aos 18 anos, onde além de compor grande parte da trilha sonora, cantava e interpretava. Mas foi através do convite para estrelar o primeiro programa de TV realizado por uma produção local para TV Aratu – repetidora da Globo na época, que Zizi Possi deixou gravando seu legado, posteriormente apresentado à Roberto Menescal que não hesitou em contratá-la imediatamente para a Phillips-Polygram em 1977 – já no Rio de Janeiro.
Surge no cenário musical em 1978 e, dois anos depois, consolida-se como cantora popular através de sucessos como ‘Pedaço de Mim’ (1978 a convite de Chico Buarque), ‘Nunca’, ‘Meu Amigo. Meu Herói’, ‘Asa Morena’, ‘O Amor Vem Pra Cada Um’ (versão de ‘Love Comes To Everyone’, de George Harrison), ‘Perigo’, ‘A Paz’, entre outras.
No inicio dos 90, ZIZI POSSI se reposiciona na vida pessoal e aceita encarar desafios importantes em todas as áreas da sua vida:
- Rompe com a gravadora e suas regras de mercado e grava um trabalho absolutamente diferenciado de tudo o que já se ouvira na música popular. Concebe, arranja e interpreta três trabalhos em um formato inusitado na época, mas muito conhecido hoje: o acústico.
- Reconhecido posteriormente como um divisor de águas em sua carreira e no próprio mercado fonográfico, este trabalho marca época na nossa história. Estamos falando de ‘Sobre Todas as Coisas’, ‘Valsa Brasileira’ e ‘Mais Simples’ são considerados obras-primas e marcam definitivamente a carreira de ZIZI POSSI e a música popular brasileira.
A enorme repercussão desses trabalhos leva a cantora a se apresentar em importantes eventos musicais, como:
- JVC Festival no Lincoln Center (Nova York);
- Ballroom (Nova York) – lotação esgotadas por uma semana inteira, com direito a 2 sessões extras;
- Copenhagen Jazzhouse (Copenhagen);
- Jazz Franout – Bruxelas (Bélgica);
- Festival Mundial de Frankfurt (Alemanha), além de apresentações na Espanha (Barcelona, Salamanca, Múrcia e Madrid com sessões extras), Portugal, Chile, Argentina e Uruguai.
- Em 1997 surge a proposta de gravar um CD em italiano (‘Per Amore’) de estrondoso sucesso, aplaudido pela crÃtica e pelo público e que foi seu maior sucesso em vendas até hoje: um milhão e setecentos mil cópias. No ano seguinte. Zizi lança o CD ‘Passione’, considerado continuação do enorme sucesso ‘Per Amore’, 350 mil cópias vendidas.
- Em 1999 lançou o CD ‘Puro Prazer’, de piano e voz, que vendeu mais de cem mil cópias nos primeiros vinte dias que seguiram o lançamento, e lhe rendeu 3 indicações ao Grammy Latino de 2000.
- Em 2001 gravou e lançou o CD "Bossa", e em 2005 “Para Inglês Ver e... Ouvirâ€, com canções americanas e inglesas de todos os tempos.