Éder Bergozza começou seus estudos aos 13 anos com Laerte Campos, passando logo depois a estudar com seu filho Allen Campos (tecladista da FamÃlia Lima).
Aos 14 anos começou a tocar profissionalmente na banda de baile Os Bergozza onde permaneceu por seis anos. Neste mesmo perÃodo intensificava seus estudos de piano e participou de cursos ministrados por Frank Ganbale, Mozart Mello, Yan Guest entre outros.
Aos 16 anos dava aulas de piano e teclado na escola Pró-Musica, uma das mais bem conceituadas escolas de música da região sul do Brasil.
Em 1997 foi convidado pela Banda De Ros para gravar o CD Universe. Realizou com esta banda uma série de shows pelo RS.
Em 1998 formou com Marcos De Ros (guitarra), Fábio Alves (baixo), Sandro Stecanella (bateria) e Rafael Gubert (vocais) o AKASHIC, uma banda de sonoridade singular muito elogiada pela crÃtica nacional e internacional.
Neste mesmo perÃodo desenvolvia trabalhos com outras bandas da região como Violeta Pop, Capitão Ferro e Miss Liz com quem viajou por todo o sul do Brasil.
Em 2000, com o trabalho do AKASHIC amadurecido, parte com a banda para uma turnê na EUROPA. Foram sete meses com mais de 30 apresentações passando por: França, Espanha, Bélgica, Holanda, SuÃça, Alemanha e Portugal, além da gravação do CD Timeless Realm produzido pelo músico português Luis Barros e masterizado por Tommy Newton.
Este disco foi muito bem aceito pela crÃtica nacional e internacional.
Por causa dele Éder Bergozza foi eleito como um dos 5 melhores tecladistas do Brasil pelos leitores das revistas Rock Brigade, Roadie Crew e Valhalla nos anos de 2001 e 2002.
Em 2003 gravou o segundo disco da banda chamado A BRAND NEW DAY. Este disco só foi lançado no final de 2005 e é considerado sucesso tanto na opinião de crÃticos como de público.
Em 2004 grava com Fábio Alves o disco chamado “2â€, um trabalho autoral, instrumental que contou com participações especiais de Marquinhos Fé, Jorginho do Trompete, Rafael Shuller, Marcos De Ros, MaurÃcio Meinert, Roberto Fonseca e Alexandre Batistti. O disco traz uma sonoridade bastante agradável e envolvente além de momentos de virtuosidade dos dois músicos.
Em 2005 Éder gravou em DVD e CD o concerto n° 1 para piano “Um segundoâ€. Este concerto foi totalmente composto pelo músico e foi gravado ao vivo na cidade de Caxias do Sul. Com sonoridade que remete dês dos climas românticos de Chopin e Lizst, até sonoridades mais próprias da música brasileira e latina americana.
Também em 2005 Éder foi escolhido novamente como um dos cinco melhores tecladistas do paÃs pelos leitores da revista Valhalla.
Atualmente trabalha como produtor arranjador e professor na região serrana do RS. Encontra-se também fazendo o trabalho de divulgação da banda AKASHIC e do concerto “Um segundo†por rádios, revistas e TVs de todo Brasil.
Confira os vÃdeos de Éder Bergozza
"9º Movimento - A Morte do Palhaço" - Concerto para Piano, de Éder Bergozza
"8º Movimento - A Despedida" - Concerto para Piano, de Éder Bergozza
"3º Movimento - Na Corda Bamba" - Concerto para Piano, de Éder Bergozza
"2º Movimento - O Palhaço" - Concerto para Piano, de Éder Bergozza
"1º Movimento - Um Segundo" - Concerto para Piano, de Éder Bergozza
Akashic - "Dove"