Formados em 1994, os Baby Jane mantiveram, até hoje, a formação inicial, à excepção de um elemento. Composta por cinco músicos amigos de longa data – Hugo Simões (guitarra), João Graça (guitarra), Paulo Freitas do Amaral (bateria), Ricardo Pinto (voz) e Ricardo Tomás (baixo) -, a banda nasce em pleno fulgor adolescente, num tempo explosivo para o rock nacional e internacional.
Influenciados pelo que de melhor se fez musicalmente na prolÃfica década de 90, os Baby Jane apostaram desde cedo em canções pungentes e lÃrica sincera, com riffs de guitarra ora poderosos, ora melódicos, ambicionando a aproximação a referências nacionais e internacionais incontornáveis, situadas num largo espectro entre Pearl Jam e Xutos & Pontapés, ou Jorge Palma e Jimi Hendrix. A sonoridade do grupo pode categorizar-se genericamente na esfera do rock português, mas uma audição atenta revela algo mais, além do padronizado.
Jovens mas a aproximarem-se dos 15 anos de existência, os Baby Jane são hoje uma das bandas rock portuguesas de maior longevidade. Um vasto currÃculo de mais de 200 concertos é ainda reafirmado quando recordado o interesse da imprensa especializada e das rádios, bem como as consecutivas vitórias até à finalÃssima do programa "Reis do Estúdio" (1998), emitido pela RTP, ou a participação no histórico "Festival RTP da Canção" (2000).
As mais de 50 canções escritas ao longo do percurso seriam suficientes para o lançamento imediato de cinco álbuns inéditos no panorama discográfico português. O mais recente EP "História de Um Vinho Azedo" desvela uma pequena parte de um legado que o grande público não deve permanecer desconhecendo.
Desde 1994, de Lisboa, Portugal
- [email protected] -
You should create your own MySpace Layouts like me by using nUCLEArcENTURy .COM's MySpace Profile Editor !