A orquestra de música instrumental “Vintena Brasileira†nasceu em abril de 2003, quando André Marques, pianista do grupo de Hermeto Pascoal e um dos integrantes do Trio Curupira, teve a idéia de criar uma oficina de ritmos brasileiros com músicos formados pelo Conservatório Musical de Tatuà (SP).
Esse grupo foi se fortalecendo e hoje tem em sua formação 20 integrantes de diferentes cidades, que pretendem levar ao público o melhor da música instrumental brasileira, através do vasto conhecimento de André Marques e o talento excepcional de seus músicos.
A orquestra é adepta da “Música Universalâ€, escola de Hermeto Pascoal, termo criado pelo mestre para designar a sua música, na qual são misturados todos os elementos possÃveis em um gênero musical, sem rótulos, sem preconceito, com uma mistura natural, através do conhecimento de todos os ritmos e linguagens.
Do folclore ao erudito, passando pelas improvisações do jazz americano (mas com linguagem brasileira), pelos ritmos nordestinos (como baião, frevo, maracatu, entre outros) e com melodias de diferentes influências, como árabe, indiana, flamenca, André Marques compõe músicas e faz arranjos com novas fusões e sonoridades para a orquestra.
A formação da Vintena Brasileira é bem diferente das orquestras tradicionais, tendo violinos e flautas, mas também guitarras elétricas, gaita, percussão, entre outros instrumentos, buscando não só os ritmos brasileiros mais conhecidos, como por exemplo, o samba e o choro, mas também os menos explorados, como a ciranda, o maracatu rural, o bumba-meu-boi, a congada, a catira, entre outros ritmos.
Em seu pouco tempo de existência, a Vintena Brasileira já conta com participações importantes, como no Festival Metso Cultural, que teve participações de Egberto Gismonti, Jane Duboc, Wagner Tiso, Grupo Pau Brasil, entre outros; também foi contemplada com patrocÃnio da Petrobrás, para uma turnê pelo interior de São Paulo em abril de 2006, realizando apresentações em Sorocaba, Araras, São Carlos e Botucatu; participou da VI Mostra Brasil Instrumental, de TatuÃ; e realizou uma apresentação no “Julho Culturalâ€, em Jaú, em julho desse ano, evento que traz grandes nomes, como, por exemplo, o consagrado violonista Yamandú Costa.
A orquestra, lançou em 2008, o seu primeiro CD, intitulado “De Baque às Avessas", patrocinado pela Linc (Lei de Incentivo à Cultura) de Sorocaba.....
Myspace Layouts / Hot Comments / Image Hosting