Ocaso Épico profile picture

Ocaso Épico

About Me


Este sitio pretende ser um espaço de liberdade a todos os que nele queiram colaborar.
Para além de prestar homenagem e tributo a Farinha Master, este sitio pretende novas e actualizadas versões dos temas legados pelos Ocaso Épico ou outros projectos; mantendo assim o espirito vivo daquele que foi um dos projectos musicais mais originais dos anos 80 em Portugal.
Aos amigos e conhecidos do amigo Farinha Master agradeçemos colaboração com textos, fotos ou qualquer outro material relativo a projectos em que o Farinha Master colaborou com o objectivo de centrar aqui informação relativa aos Ocaso Épico e afins.
Muito Obrigado!!!
OCASO ÉPICO
MÚSICA FOLEIRA URBANA
BIOGRAFIA
Nascido em 1957, Farinha estudou engenharia no Instituto Superior Técnico, cedo integrando múltiplas actividades artísticas, de onde se destaca o ter tocado gaita de foles e stylofone num grupo de música popular. Estudou guitarra, flauta e voz no Hot Clube e fez teatro no Centro Cultural Roque Gameiro e circo no Chapitô (chegando a apresentar peças de teatro no Teatro da Comuna com este grupo num espectáculo de teatro-circo de Henrique Tenreiro). A sua produção teatral rendeu-lhe o primeiro sintetizador, comprado com dinheiro que fez de um espectáculo. Paralelamente a estas actividades perfomáticas, foi sempre praticando e interiorizando filosofia oriental. Em 1976, fez yoga no Centro Tibetano da Ogian Centre e, em 1980, estudou filosofia yin-yang no Instituto Kuchi. Mas foi na música que a sua influência foi mais marcante e a sua actividade mais continuada. O seu primeiro grupo de pop-rock surge em 1980 e chamava-se "WC", integrando elementos como Anabela Duarte e Manuel Machado, companheiros também de grupos posteriores, e onde explora a guitarra, a flauta e a voz.
Em 1981, forma os emblemáticos "Ocaso Épico", que marcaram inequivocamente a música pop dos anos 80. Ligados para sempre ao apogeu do Rock Rendez-Vous, foram uma das bandas que mais actuações ao vivo realizou naquela mítica sala de concertos. Em 1988, lançaram o disco "Muito Obrigado", editado pela Dansa do Som. Todas as letras e músicas foram compostas pelo Farinha e os músicos que participaram foram : Pedro Barrento, Rui Moreita, Zé Nabo, Alberto Garcia, Rui Fingers, Ricardo Camacho e José Carrapato, e com a colaboração de Mário Guia na gravação.
(texto do jornal Público publicado por ocasião do falecimento de Farinha Master)
Em 1989 os Ocaso Épico editaram uma K7 denominada "Desperdicios" pela Tragic Figures e paticiparam na colectânea em K7 " Corrosão Cerebral" da K7 Pirata. Um dos músicos participantes no registo "Desperdicios" foi Carlos Zingaro. Ambos os registos estão disponiveis para download em : "playontape.blogspot.com."
No inicio dos anos 90 nova transfiguração do Farinha em Dr.Zao Ten e novos concertos : RRV, Animação do Chiado* (ver texto de Rini Luyks) e Johnny Guitar.
Em Junho de 1993 realizou-se um concerto de regresso, com primeira parte dos Subterfugio, na Caixa Económica Operária. No entanto, o grupo apresentou-se sem Farinha (Dr. Zao Ten) que ficou retido em casa devido a uma gripe.
Em 1994, Mário Guia anunciou a entrada em estúdio dos Ocaso Épico, prevista para Janeiro de 1995, para a gravação do segundo disco do grupo.
Em 2004 o LP "Muito Obrigado" apareçe em 37º lugar entre "Os 50 Melhores Discos Portugueses de Sempre" no jornal "Blitz"
DISCOGRAFIAMuito Obrigado (LP, Dansa do Som, 1988)
Colectâneas
Ao Vivo No Rock Rendez-Vous (1984) - Intro Insurrectos (1990) - Uma Bica e um Neubauten Feedback (1990) - Entre Barreiras / D. Suzete Corrosão Cerebral (1992) - M. Obx
COMENTÁRIOS
«Já devia ter gravado o disco, mas não estava preparado. Tem muito a ver com a carga karmica, que é o fio condutor de acções que originam reacções, reacções que originam acções...O que eu te sei dizer é que já faço yoga há 15 anos...» Blitz 200 (30/08/88)
NO RASTO DE
Farinha (Carlos Cordeiro) faleceu em 18 de Fevereiro de 2002. À altura da sua morte liderava os Angra do Budismo, projecto fundado em 1999, do qual faziam parte Luís Bernardo (guitarra electrica), Sabini (baixo) e Sara Belo (voz) e que lançaram a maqueta "TransMutação". Nos anos 90, Farinha participou ainda em projectos como "Zaoten", ao lado de nomes como os do violinista Carlos Zíngaro e João Sampaio, "The Pé" e "K4-Quadrado Azul". É ainda de referir a sua produção musical para cinema de animação, onde fez música para dois filmes de António Rocha. (Público).
A única ligação de Manuel Machado à música verifica-se apenas quando toca com o filho. Rui esteve na Bélgica, voltou a Portugal, mas não está ligado à música. Por seu lado, Paulo reside no Canadá, onde continua a actividade musical. (JN)
Ricardo Camacho surge ligado à banda, mas apenas como colaborador temporário. (JN)
Rui Fingers, guitarrista fundador dos "V12" é actualmente produtor no estudio "Auditiv" e colabora regularmente com Paulo Gonzo.
Alberto Garcia ( V12, Mler If Dada, Rádio Macau) está igualmente a colaborar com Paulo Gonzo para além de estar ligado a outros projectos.
José Paulo Andrade foi membro fundador e baixo dos V12, surgiu também como colaborador dos Ocaso Épico. Com o seu projecto "Gamma Ray Blast" lançou o EP "5 Dimensões"
"Erro!" é um projecto musical de João Palma com um passado musical em bandas como Zao Ten, Ocaso Épico, Profilaxia e Feijão Freud.
in site :"Musica Portuguesa anos 80"
OUTROS COMENTÁRIOS :
O músico e performer Farinha Master (verdadeiro nome Carlos Cordeiro) deixou-nos há 5 anos. Recitando as palavras de homenagem de António Pires: "Os seus concertos eram uma surpresa constante. Neles poder-se-ia ouvir fado mutante em electrónica lo-fi, poesia concreta transmutada em hard rock manhoso, música minimal-repetitiva passada por uma peneira minhota." O seu projecto mais lendário, os "Ocaso Épico", ficou registado em vinil no álbum "Muito Obrigado" (1988). Conheci o Farinha em finais de 1988, quando eu estava a tocar como acordeonista no "Café Paris" em Sintra, no ano a seguir fiz parte da sua banda. Participámos num dos últimos concertos no Rock Rendez Vous, um pequeno festival na época de Natal '89, se não me engano (com bandas como Requiem, Ik Mux). A festa começou com muito atraso, já depois da meia noite, por causa do soundcheck. Tivemos a sorte de ser a primeira banda a tocar e Farinha abriu o concerto, pendurado numa viga, com as palavras: "Boa noite, nós vamos tocar 14 músicas!", levando ao desespero as outras quatro bandas..... Tipicamente Farinha, como também foi típica a nossa entrada numa emissão RTP em directo do programa "Tempos Modernos": Farinha levou para o estúdio um carregamento de utensílios agrícolas para tocar "rock rural", gozando assim com o playback obrigatório. Em 1993 participei com ele no concurso de versões de músicas de Zeca Afonso "Filhos da Madrugada". A nossa versão tribal de "Vai Maria vai" (inspirado pela música étnica no filme "The Sheltering Sky" de Bernardo Bertolucci, baseado no livro de Paul Bowles) não foi seleccionada, mas foi usada como banda sonora numa peça de teatro a solo: "As Bruxas" pela actriz Helena Flôr Dias. No dia 21 de Junho 1999 assistimos (eu, Farinha e Luís, o companheiro no seu último projecto músical "Angra do Budismo") à peça no Espaço Moira no Chiado, foi uma noite tórrida durante as Festas da Cidade. Antes do espectáculo começar, a operadora de som fez a gracinha de colocar as colunas na janela aberta no 1º andar. Quando nós subimos a Rua Garrett, já de longe se ouvia a música "Vai Maria vai" na nossa versão. Acho que Farinha ficou contente com isso, embora o estrelato artístico lhe fosse completamente alheio. Depois perdi o contacto com ele até saber do seu desaparecimento em 2002. Neste momento, com a ajuda de Helena Flôr Dias, estou a tentar recuperar o CD com a banda sonora daquela peça (incluindo a versão de "Vai Maria vai"), pois existe uma ideia de fazer uma compilação das gravações não editadas do Farinha. Nessa altura vou pedir aos meus co-bloguistas como meter isto no Podcast do blogue, nestas coisas ainda sou neófito...
Posted by Rini Luyks in blog :"anacruses"
Mais um grande momento testemunhado em vídeo. É uma gravação dos Ocaso Épico - do grande Farinha - na RTP, em 1988. Mais um um playback em grande estilo, aqui, com "Café Cucerto" e "Da Beira Baixa à Extremadura". Único...
in blog :"a trompa"
formação na época deste video :
Farinha Master : vocals, guitar, flute, keyboards
Ricardo Camacho : drums, keyboards
Rini Luyks : keyboards
Rui Mofreita : keyboards, vocals
Fernando Velez : guitar
José Paulo Andrade : bass
Entrevista de fundo na RTP2...

Myspace Layouts at Pimp-My-Profile.com / Retro music


Create your own visitor map!
Ocaso Épico : Maqueta "Desperdicios" :download
Angra do Budismo : Maqueta "Transmutação" :download
Agradecimentos especiais ao projecto "Angra do Budismo"
Pela Edição do "Muito Obrigado" em Formato Digital:
Movieplay Portuguesa SA. :Rua Alfredo Guisado Nº 10 - 5 Andar1500-030 Lisboa - PortugalTel: +351 21 771 32 00 Fax : +351 21 771 32 [email protected]

My Interests

Music:

Member Since: 19/04/2007
Sounds Like: "Dinheiro fama estatuto e poder fazem do ego o cego que quer ver..." in "Desoriental"
Record Label: dansa do som
Type of Label: Indie

My Blog

The item has been deleted


Posted by on