Pedro Sousa Silva profile picture

Pedro Sousa Silva

About Me

Freelance musician and artisitic director for the ensembles A Imagem da Melancolia and L'Universo Sommerso

"Um dia ouvi um concerto e a minha vida mudou". Assim, parafraseando um personagem de Pamuk, poderia começar a biografia de Pedro Sousa Silva. Esse evento, vagamente situado no ano de 1990, marca o início de uma viagem que nos traz a este momento e a este local.

Foram sobretudo os encontros que mapearam o percurso: Pedro Couto Soares na Escola Superior de Música de Lisboa e, mais tarde, Pedro Memelsdorff na Civica Scuola di Musica em Milão foram mestres que deixaram marca indelével, e cujos ensinamentos são o fundamento da expressão de Pedro enquanto intérprete. Outros ainda - como Ana Mafalda Castro, Jill Feldman, Kees Boeke, Miguel Ribeiro Pereira ou Rainer Zipperling - ofereceram lições que até hoje não chegaram ao fim.

Pedro tem a enorme felicidade de poder contar com os melhores companheiros de viagem que poderia desejar. Músicos como Amandine Beyer, Ana Mafalda Castro, Andrea Fossà, Andrea Guttmann, Baldomero Barciela, Ignazio Schifanni, Marcos Magalhães, Olavo Barros, Pedro Couto Soares, Pedro Castro ou Ronaldo Lopes são, para além de cúmplices, fonte inesgotável de inspiração e entusiasmo.

Consequência da sua especialização num instrumento – a flauta de bisel - e num reportório – a polifonia anterior a 1750 - Pedro é convidado regular de vários grupos de música antiga, mas é com os seus projectos L'Universo Sommerso e A Imagem da Melancolia que desenvolve a maior parte da sua actividade concertística. A postura artística de Pedro, reflectida nos seus grupos, assume a Música como uma das três vias possíveis para se fugir à Morte (sendo as outras a Poesia e o Amor), recusa o entretenimento como elemento inerente à Arte e coloca o intérprete numa posição de intermediário idealmente invisível entre a Música e o Ouvinte. Enquanto intérprete, Pedro apresentou-se em inúmeros pontos de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Holanda e gravou discos com as Vozes Alfonsinas, o Coro Gulbenkian e A Imagem da Melancolia , sempre utilizando cópias de instrumentos originais construídas pelos seus amigos Adrian Brown, Luca de Paolis e Monika Musch.

O ensino é outra das expressões de Pedro enquanto músico, dedicando-lhe parte considerável do seu tempo. Demonstrando-se que o destino é um ironista (ou, segundo outra versão, que a vida tem muitas esquinas), é no local onde escutou o concerto referido no exórdio que exerce funções docentes, mais concretamente no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto. É também convidado frequentemente para leccionar em cursos de aperfeiçoamento, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Porque não há duas sem três, Pedro encontra na pesquisa outra vertente da sua profissão. Após realizar estudos de musicologia na Universidade Nova de Lisboa, prepara agora uma dissertação de doutoramento sobre o manuscrito Porto 714 na Universidade de Aveiro.

Nos poucos momentos em que não está ocupado a ser músico, Pedro gosta de olhar para o mar, ou de fazer outra coisa qualquer.

My Interests

Music:

Member Since: 08/04/2007
Band Website: www.pedrosousasilva.net
Band Members:
Influences: Adrian Brown , Alberto Caeiro, Michelangelo Merisi da Caravaggio, Corto Maltese , Frank Gehry, Guido Cavalcanti, José Fortes, José Saramago, Luca de Paolis , Monika Musch , Paul Gauguin, Souto de Moura, Umberto Eco, van Gogh, Voltaire, William Butler Yeats
Sounds Like: I don't know... You tell me.
Type of Label: Major

My Blog

The item has been deleted


Posted by on