Andarilhos é um grupo musical que promove e divulga a música portuguesa de cariz tradicional. Com base na etnografia e nos instrumentos tradicionais, o grupo interpreta e recria temas que fazem parte da identidade musical portuguesa, fazendo prevalecer a energia contagiante das gentes que tocam e cantam rodopiando.
Fruto do convÃvio entre tocadores baionenses, o grupo forma-se em 1991. O projecto é reestruturado em 1997 dando origem à actual formação e aposta na convergência entre chulas, carvalhesas e tudo o resto da música tradicional portuguesa com as vivências actuais, recorrendo à fusão com estruturas musicais além fronteiras. Os Andarilhos, são um misto de "arruada", com instrumentos como a gaita-de-foles, caixas, bombos e castanholas e um espectáculo de palco, onde estão presentes variados instrumentos tradicionais, onde se salientam os cordofones e as vozes.
O grupo procura não somente recriar os temas populares mais conhecidos do grande público, como outros, fruto de várias recolhas etnográficas efectuadas. Constitui também um tributo a alguns dos autores/compositores que melhor souberam beber dessa inspiração.