O Grupo Facção Central foi formado em 1989, na região central de São Paulo, Glicério, Cambucà e Ipiranga, com a formação de Nego (hoje conhecido como Rapper Mag), Eduardo e Jurandir. Nego e Jurandir acabaram saindo fora. Dum Dum que veio junto com o Garga juntou-se a Eduardo e começaram a cantar.
De 1997 pra 1998 Garga saiu do grupo e o Erick 12 chegou para somar, mas em seguida deixou o FC e hoje apenas produz o grupo.
Nascidos e criados em cortiços os componentes do grupo Eduardo (compositor/ intérprete) e Dum Dum (intérprete), conviveram desde criança com a violência social, tráfico de drogas, vicio, violência policial, delegacias e cadeias. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições objetivas que demonstram atitude e ponto de vista. As ameaças de policiais por telefone, as censuras de algumas rádios e até prisões por algumas letras comprovam que as denúncias, a violência, a expressão de revolta, que o grupo rima em seus versos está bem distante de ser sensacionalismo, comércio ou moda.
´´ISSO AQUI È UMA GUERRA``
´´O ESPETÀCULO DO CIRCO DOS HORRORES`` (ao vivo)
´´BACTÈRIA FC`` (ao vivo)
´´CASTELO TRISTE`` (ao vivo)