About Me
Negroni mostra nova cara da MPB em CD-single de estréia.Ex-integrante da banda Caixa Preta busca inspiração em nomes como João Bosco, Nelson Cavaquinho e Manuel Bandeira, entre outros, para inovar em seu primeiro trabalho solo.Célebre na nova cena musical do Rio de Janeiro, Negroni ganhou notoriedade como integrante da banda Caixa Preta que, ao lado da Parede de Pedro Luis, Farofa Carioca eoutros, ajudou a renovar a cena musical carioca. Agora, este multi-instrumentista, produtor, compositor e arranjador nos presenteia com uma das mais gratas surpresas de nosso moderno cancioneiro popular. Antecipando o lançamento de seu primeiro trabalho solo, Negroni acaba de lançar de forma independente o CD-Single homônimo composto por três faixas que esbanjam lirismo e sensibilidade.
Comprometido com o samba e o melhor que nossa música popular já produziu, Negroni não tem problemas em declarar a influência que sofreu dos artistas pelos quais nutre admiração. Sua preocupação, no entanto, é ser parte de seu tempo e dar a tais influências a cara dos dias de hoje. E aqui não se trata de samba com batida tecno ou frevo com drum..n..bass. O que ele faz, rótulos a parte, pode ser descrito como moderna música popular.
Negroni, o CD
Remetendo a João Bosco em sua fase mais criativa nos anos 1970, o disco abre com “palavra de bambaâ€. Composta em parceria com Marcos Oliva, traz participações mais que especiais de Oswaldinho da CuÃca, Tiago Mocotó e Rodrigo Braga, seu ex-parceiro de Caixa Preta. A faixa mostra um compositor e instrumentista de laços formados com o melhor já produzido em nossa canção popular, mas direcionado para o futuro em busca de inovação. Estas caracterÃsticas também estão presentes nas outras duas faixas que compõem o CD. “Corsário Cortês†saiu de um poema de Danilo Afonso e é parceria de Negroni com Marcos Trocoli. A fórmula música e literatura dessa música, aliás, pode ser compreendida como outra caracterÃstica do compositor. Isso pode ser confirmado na canção que fecha o CD. “A Morte Absoluta†parte dos versos de Manuel Bandeira para criar uma das mais belas gravações do ano. Com roupagem claramente inspirada em Nelson Cavaquinho, a canção parece assumir a necessidade de trazer estes dois Ãcones de nossa cultura à modernidade. A escolha do tema: a morte, sempre foi caro tanto a Nelson quanto a Bandeira. O CD deixa no ouvinte uma sensação de “quero maisâ€, criando expectativas quanto ao que está por vir e deixa claro que Negroni veio para ficar.------------------------------------------------------
-----------------------------------
Já participaram destas gravações: Negroni, Anselmo Ubiratan, Luiz Carlos Batera, Vinas, Rodrigo Braga, Tiago "Mocotó" Baltar, Oswaldinho da CuÃca, Paulo Ramos, arte: Hedy "Kleyne Star". ____________________________________________________________
_______
ps. as musicas Bandeira e Sete Luas não fazem parte do meu cd, é uma parceria minha com Walter Egéa, é uma canção gravada pela cantora paraibana Soraia Bandeira em 2004. A música Krenakarore, é um Contemporary Jongo criado por mim, e produzido por Rodrigo Braga, sobre musica original de Augusto Bapt! Divirtam-se!!!