About Me
Matéria por Vange Leonel (Bolacha no Cio, novembro de 2004):
"Ela sobe no palco sozinha, acompanhada apenas de guitarra distorcida e bateria eletrônica, mas sua presença é tão eletrizante que dispensa coadjuvantes. Quando a linha de baixo eletrônico e a batida de seu hit "Dance Comigo" soa alto nas caixas, o público, composto majoritariamente de garotas, começa a gritar, dançar e cantar com ela: "eu quero que você segure minhas mãos, grude em meu corpo e me arranque um beijão". Ela é Claudia Rom, criadora do projeto Santa Claus, banda de uma garota só, que está dando ares de baile funk à cena punk feminina de São Paulo.
Ao contrário de outras bandas punks feministas, o Santa escreve letras em português e adiciona música eletrônica ao rock pesado, resultando num electropunk cru e direto. Fiel à cena em que se originou, o projeto combate homofobia e abuso infantil sem soar panfletário. O tom é de ironia, sedução e agressividade, mas com lirismo de jovem poeta punk, como na letra de "Lembranças proibidas", em que a garota vê o avô estuprador no leito de morte ("mas foi só pra sua neta querida que você deixou lembranças proibidas").
Outro ponto saliente do Santa Claus é a postura assumidamente lésbica do projeto. Em "Atrasos", a mina se desculpa por chegar tarde, mas logo engata uma excelente justificativa: "eu demoro me arrumando porque quero ficar linda só pra você minha querida". O que poderia soar desculpa cafajeste, nada mais é que sinceridade quase pura, contaminada apenas por um cinismo charmoso. Esse cinismo doce, aliás, é traço marcante da performance de Claudia nos shows: ao mesmo tempo em que seduz as meninas, ela debocha de todas e ri de si mesma.
Lésbicas também são as músicas "Adorável Cinismo" ("como assim, eu não presto?"), "Repressão", um libelo anti-homofobia ("porque isso não é uma fase, tampouco doença, isso é liberdade total de expressão"), "Beleza Irlandesa" ("você continua linda e eu continuo boba"), "Na Real" ("minha querida, quando irá entender que eu só tenho olhos pra você?") e "Ouça meu olhar", uma das minhas preferidas ("olhe somente para o meu olhar e não repare no que eu falo")."
Confira esta matéria na Ãntegra clicando
aqui!
Veja também mais informações sobre o projeto no
fotolog ,
orkut ,e
youtube .