‘matria’ nasce a 22 de Abril de 2000, fruto do fim do projecto ‘Blinded Fear’.Os seus elementos restantes, Rudy Martins e David Casenave, criam o projecto inicial, constituÃdo também por Bruno Davide e André Mendonça. Juntos, exploram as sonoridades sinfónicas do rock, com a ajuda preciosa de Paulo Monteiro e Susi Carromeu, através da sua primeira demo ‘A Moonlight Memory’.
Estreiam-se em palco em 2002, através do festival Vibrações Jovens, o que os levaria posteriormente a participar na Concentração Motard da Moita, abrindo o concerto dos UHF.
Em 2003, já sem Paulo e Susi, os matria renascem por entre o rock mais pesado e cru, juntamente com os temas da 2ª demo da banda, intitulada ‘Escape From Reality’, com aparições na 3ª edição do festival Vibrações Jovens, novamente na Concentração Motard da Moita, e no Clube Recreio e Instrução.
Após um perÃodo muito atribulado, com a saÃda e entrada de novos membros (incluindo o actual baterista Pedro Pereira), os matria reúnem-se novamente em 2006 para continuar o projecto. Seguem-se concertos, recuperando os antigos temas e apresentado material novo, nomeadamente no Rocklab, Moita; Clube Recreio e Instrução,
Em 2007, a banda sofre a segunda perda no núcleo inicial, a saÃda de Bruno Davide, e recruta David Almeida, e João Morgado, para concluir a formação que gravaria o primeiro álbum da banda, de nome homónimo. Foram alguns concertos dados, no intervalo das gravações do álbum, nomeadamente no Rocklab e na semana da juventude de Alcácer do Sal. Seguiram-se participações várias, tais como o concurso Palco Novos Valores da JCP, a participação nas Festas da N.S. da Boa Viagem, Moita.
Em 2008, após a saÃda de David Almeida e Pedro Pereira, os matria foram novamente obrigados a cessar actividades, e a procurar novos membros. A procura não foi fácil, e após praticamente um ano de paragem, eis que se juntam ao núcleo, Luis 'Vudoo' Martins e Henrique Vassalo, permitindo que o projecto, novamente, se levantasse das cinzas.
Actualmente, para além da procura por um novo vocalista, os matria já entraram em estúdio, para construir o seu próximo álbum.