A ANDINA busca sonoridades densas e rascantes, com letras flertando o cotidiano, relações interpessoais, manchas de café e gotas de cor. O grupo já se apresentou em Porto Alegre e São Paulo, com destaque para os shows na Casa Bel Fiore (SP-2007) e na primeira edição de 2007 do festival GIG Rock (PoA). Foi selecionada para o festival Grito Rock 2008, que aconteceu nos dias 1 e 2 de Fevereiro em várias capitais do paÃs inclusive Porto Alegre, em sua primeira edição. Seu primeiro CD intitulado "O Mérito do Caos e Eu" foi produzido e lançado em 2006 de forma independente.
ESCADANOVA que é o segundo trabalho da banda não perde o caráter independente mas, desta vez, contou com a produção de Ray-Z (músico e produtor) e o carimbo da Alvo discos. O disco foi gravado e mixado no estúdio SOMA (PoA) e masterizado na Classic Master (SP). O material gráfico ficou por conta da parceria estabelecida entre a banda e os artistas plásticos Eduardo Haesbaert (capa - gravura em metal) e Guilherme Dable (design gráfico e desenho interno - série TACET com músicas do álbum Escadanova) e o fotógrafo Anderson Astor. Andina é Daniel Chiapinotto, Rodrigo Souto, Renan Stiegemeier e Túlio Pinto- Sobre ESCADANOVA - Revista NOIZE (número 12 - abril 2008) -
"ESCADANOVA" sucede "O Mérito do Caos e Eu", álbum de estréia da Andina que foi lançado em 2006. Se anteriormente a banda já havia demonstrado uma capacidade Ãmpar em construir belas melodias vocais e instrumentais, o novo álbum escancara a qualidade e criatividade dos músicos. ESCADANOVA forma uma unidade que alterna melancolia e peso. Ouça do começo ao fim e aprecie o que será um dos melhores álbuns independentes de 2008."