About Me
NA AVENTURA DA MÚSICA PORTUGUESA
Caros amigos,
Nesta breve apresentação, quisemos dar a conhecer um pouco mais da história do Boom Estúdio, partilhando convosco alguns momentos significativos da realização deste projecto que demorou 5 anos a montar, fruto de sacrifÃcios, trabalho e uma enorme vontade de estar na música.
Boom Estúdio - Corroios em fase de construção, 1990 / 1991.
Entrevista publicada no Boletim Municipal do Seixal nº 167 (Agosto /Setembro 1993), dando nota da abertura do Boom Estúdio em Corroios - Quinta de S. Nicolau.
MÚSICA * MÚSICA * MÚSICA * MÚSICA * MÚSICA * MÚSICA * MÚSICA
«Boom Estúdio»
Faz já cerca de um ano que prometemos dar conta do aparecimento no Concelho do Seixal de um estúdio de gravação. Chegou agora (finalmente) o momento!
Situado na Quinta de S. Nicolau, na Vila de Corroios, o «Boom Estúdio», um empreendimento orçado em cerca de 10 mil contos, tem como gerentes os músicos dos “Margem Sul“, Carlos Cabral e LuÃs Cabral, grupo finalista do 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous (onde se revelaram também “Sitiados“, “Quinta do Bill“, “Ritual Tejo†e os “Agora Colora†de Almada).
Foi com eles que trocámos algumas impressões.
Boletim Municipal - Como surgiu a ideia do «Boom Estúdio»?
Carlos Cabral - A música apareceu em primeiro lugar. No entanto, com o acumular de experiências adquiridas em vários projectos musicais (“Aqui d' el Rock“, “Margem Sul†e outros), nasceu a necessidade de estudar o som, apurá-lo e registá-lo em gravações, nem sempre nas melhores condições.
LuÃs Cabral - Actualmente a nossa experiência como músicos permitiu-nos avançar para um projecto de estúdio de gravação. Assim, dispomos hoje do nosso próprio estúdio, o «Boom» que equipado para fazer face a um mercado profissional, poderá abrir novos caminhos à produção de som.
B.M. - Sendo este um espaço inédito no Concelho, quais são as vossas propostas?
C.C. - O «Boom» propõe-se oferecer a todos os músicos interessados um trabalho personalizado e de qualidade, pretendendo, por isso, ir para além da simples experiência de gravação de «maquetes», que quase todos nós já fizemos, em tempo recorde e com resultados muitas vezes pouco satisfatórios.
L.C. - Tivemos particular cuidado na escolha do equipamento adequado (mesa de mistura de 32 canais «Tascam-M-3500», gravador de 24 pistas «Tascam-MSR-24S» com fita de polegada, gravador DAT «Tascam-DA-30», monitores Altec Lansing e Yamaha, amplificador Crown, processador de som Yamaha) e na concepção de um ambiente agradável e acusticamente apropriado à produção e gravação de som.
B.M. — Quais os vossos objectivos a partir de agora?
C.C. - Queremos ser diferentes, apostar num som próprio, proporcionar ao músico a possibilidade de reflectir e apurar o seu próprio som. Temos uma equipa técnica competente, capaz de dialogar clara e abertamente com os músicos e disposta a contribuir com acção, a fim de se cumprir o propósito comum da «produção musical de qualidade».
L.C. - Pretendemos também divulgar, em termos de registos fonográficos, as manifestações musicais do Concelho em primeira linha, pelo que, como uma das primeiras iniciativas o «Boom» pretende tentar a edição de uma colectânea com artistas residentes no concelho do Seixal, abrangendo, se possÃvel, todas as áreas musicais: ligeira, moderna, tradicional, popular, clássica, hard-metal, etc. Contudo, para esta iniciativa esperamos poder vir a contar com o apoio das empresas e do poder local.
B.M. - Ficou assim cumprida a nossa promessa de revelar aquilo que se perspectiva ser mais um passo em frente no desenvolvimento da música no Concelho. Para já os nossos parabéns ao «Boom Estúdio» que em breve vos dará conta da sua abertura oficial.
Já sabem, meia nota e força.
A.N/A.R.
A viragem para o digital dá-se em 2000. Actualmente está
em utilização no Boom Estúdio o Sistema Pro Tools HD7 da
Digidesign.
IMAGINAÇÃO, DINAMISMO E COMPETÊNCIA
O Boom Estúdio quer aqui deixar uma modesta referência para algumas pessoas com quem se tem relacionado a nÃvel profissional, reconhecendo nelas qualidades de inegável valor para o enriquecimento e o desenvolvimento cultural do nosso Concelho.
CARLOS NEVES: Foi o produtor executivo dos cd's "Especial José Afonso" - Volumes I e II (Colectâneas Boom Estúdio - 1994/1995), e do cd "Festival Margem Sul" (Colectânea Boom Estúdio - 1995). Assumiu também a produção executiva da maioria dos cd's do "Festival de Música Moderna de Corroios".
Esteve ligado ao célebre clube "Rock Rendez Vous" e integrou o juri do Concurso de Música Moderna do mesmo nome. Colaborou na editora "Dansa do Som" cuja actividade estava em grande parte associada a este clube.
artigos seus foram publicados na revista "Mundo da Canção" e no Jornal "Sete".
A sua contribuição na criação do projecto inicial do "Festival de Música Moderna de Corroios" em 1993, e a sua colaboração na continuidade deste evento são de louvar.
Obrigado Carlos Neves, a tua ajuda foi crucial.
Carlos Neves Profile:
É o nosso amigo mais velho (1954).Diz que despertou para a música em criança adormecendo ao som
mesclado de êxitos de feira:Conj.João Paulo,Os Ekos,Max,Beatles,Teixeirinha,Conj.António Mafra...
Esteve em Vilar de Mouros a apoiar 'Os Celos' (de Barcelos) única banda regional presente no Festival.
Nos anos 80 papou praticamente todos os concertos de Cascais-Belenenses-Alvalade,etc,e do
Rock Rendez Vouz(84-89).Escreveu artigos para a Mundo da Canção(Participação do Leitor):Pink Floyd,Dire Straits,David Bowie,Roxy Music, Lou Reed, O Rock&Roll.No Sete saem 'Décadas não são Compartimentos Estanques'(Polémica Rock)e 'Almoço Musical teve Fraca Ementa'(Cartas).É convidado por uma hora nos
programas da Rádio Comercial/FM:'Sons e Tons à Moda da Casa' (Jorge Lopes-Jorge Fallorca)com a história
de Billy The Boy de cuja banda sonora fazia parte um inédito cedido pelos Aqui d'el Rock ('Another Dancer');
'Rolls Rock'(António Sérgio)em dia de Discotecas Particulares;'Interiores'(Nuno Martins)com '1 Hora
de Má Música'.Na Antena Um são lidos dois textos seus:'Nova Geração Rock'(Madrugadas-Porto)e 'Adriano-
Simone:os nossos Pais'(Batida de Limão-Lisboa,tardes).Tirou um curso de Animação Cultural.Formou-se
em Direito e foi Advogado 5 anos.É colaborador do Rock Rendez Vous/Dansa do som(figurando na célebre
capa 'Registos',edição vinil,inspirando-se em'As Asas do Desejo').Produtor executivo das colectâneas BOOM,experimentou editar um Portugal-Top-100 Canções numa Semana Cultural de Corroios,colaborando
sempre que pode com o nosso Festival de Música Moderna.Faz parte da produção de espectáculos de fado
(Mercado da Ribeira,Convento do Carmo)e elaborou a Fado Research Story para o CD 'Songs About Lisbon'
(colectânea para venda turÃstica).Que se seguirá?
ANTÓNIO NABIÇA: A cultura para ele está em primeiro lugar.
Fundador do Projecto de Artes e Ideias - Proarti em 11 de Maio de 1989, no Alto do Moinho / Corroios / Seixal, tem dedicado a maior parte da sua vida à dinamização e promoção da cultura do nosso Concelho.
Assumiu a supervisão de todos os cd's do "Festival de Música Moderna de Corroios" desde 1993 até então.
Foi ele quem deu o primeiro empurrão para que esta iniciativa pudesse ter acontecido em 1993. Sem a sua contribuição não teria sido possÃvel.
Para ele, o nosso reconhecimento e respeito.
CARLOS SANTOS: Responsável pela área cultural da Junta de Freguesia de Corroios desde 2005, veio dar continuidade ao trabalho de grande qualidade realizado pelo seu antecessor António Nabiça, no âmbito da dinamização cultural, confirmando assim o prestÃgio e dedicação desta Junta de Freguesia no apoio, divulgação e promoção à s actividades culturais do nosso Concelho. Neste sentido, a realização do "Festival de Música Moderna de Corroios", cuja iniciativa pertence e esta Junta, é hoje um dos projectos culturais de merecida reputação e exemplar no seu género a nÃvel nacional.
Pela sua formação académica, engenheiro informático, Carlos Santos veio dar um contributo valioso na promoção deste evento, através da utilização adequada de novas ferramentas, nomeadamente a internet.
Homem de ideias, cria em 26/03/2006 o blogue "Sons da Margem Sul", e em 03/2007, melhor estruturado, nasce o site com o mesmo nome dedicado à divulgação musical da PenÃnsula de Setúbal. Concebido com inegável qualidade, este espaço convida-nos quase diariamente a uma agradável visita: www.sonsdamargemsul.net.
Obrigado Carlos Santos, sem ti não terÃamos ido tão longe.
Nasceu em Corroios a 10/02/1960.
Homem prático, desde muito cedo aprendeu e desenvolveu a capacidade de se meter em qualquer assunto ligado à cultura local, contribuindo desinteressadamente com acção, para que os ideais da sua juventude de então se pudessem concretizar nos projectos e realidades de hoje. É uma pessoa que acredita nas coisas.
Excelente profissional da "old School" na arte da serralharia e electricidade, acabou por obter no Boom Estúdio formação a nÃvel particular, naquilo que realmente gosta de fazer: a sonoplastia.
Desempenha frequentemente neste estúdio a função de técnico assistente e trabalha como técnico de som ao vivo.
Fernando Rodrigues (Fanan), Mil vezes obrigado.
Na sua arte de criativo, tem o dom de desenvolver e transformar ideias comuns em conceitos de imagem e marca verdadeiramente originais e de grande bom gosto. Esta qualidade é inerente e obrigatóriamente necessária à concepção de qualquer produto ou iniciativa que se pretenda elevar sem banalizar.
Foi ele quem criou o logotipo do "Festival de Música Moderna de Corroios", foi também o reponsável pela criação e execução da maior parte das capas dos cd's gravados e editados pelo Boom Estúdio, nomeadamente os cd's do "Festival de Música Moderna de Corroios".
É músico, gosta de tocar baixo eléctrico,e pertenceu ao grupo local de relevo "Nova Casa em Construção", cujo vocalista Vitor Raposo veio a integrar mais tarde os "Plástica".
Actualmente trabalha como criativo na sua própria empresa "Arte & Imagem".
Tem sido, em conjunto com o António Nabiça, o responsável por todo o processo de tratamento da imagem do "Festival de Música Moderna de Corroios".
Obrigado Galvão, com a tua criatividade acabas sempre por nos surpreender.
ARTISTAS BOOM (1994 / 2008 - POR ORDEM ALFABÉTICA)
Também foi nossa intenção mencionar os artistas que ao longo de todos estes anos registaram os seus projectos no Boom Estúdio, em cd's editados ou demos de promoção.
Para eles o nosso muito obrigado.
"A INSTITUIÇÃO" (Queluz-Amadora) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
"ALQUIMIA" (Corroios) cd colectânea José Afonso volume II - 1995 (nota: o guitarrista Paulo S. Martins, integra actualmente o grupo "BALLA").
"ANDREAS A'RDER" (Amora-Seixal) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
"ANJOS OCULTOS" (Oeiras) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
"ARTE NOVA" (Corroios) cd colectânea José Afonso volume II - 1995.
"ASHFIELD" (Corroios) cd single do 7º Festival de Música Moderna de Corroios (nota: os guitarristas Nuno Lamy e António Soares integram actualmente o grupo "Mau") - 2002.
"AUGUSTO CORREIA" (Monte da Caparica) cd género Fado - 2003, participou no programa televisivo "FamÃlia Superstar" - 2007.
"BAMBOO SKIN" (ALMADA) demo, rock - 1998.
"BANDO MARGINAL" (Seixal) cd colectânea do 1º Festival de Música Moderna de Corroios - 1996.
"BLOODSHED" (Miratejo) cd colectânea Festival Margem Sul (nota: O baterista Ivan integra actualmente os "UHF") - 1995.
“BRADOS DE JUBILO†(Lisboa) Pop Rock Cristão, Cassetes Soldado e Caminho Eterno - 1995 / 1996 (nota: Rui Bandeira mentor deste grupo, foi o vencedor do Festival RTP da Canção em 1999).
“CANTO DA AMAZÓNIA†(Lisboa) cd de Música Brasileira - 1999.
“CARACÓIS COM CIO†(Ãlhavo) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“CARGA AO MAR†(Porto) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“CARNAC†(Corroios) cd’s colectâneas José Afonso Volume I - 1994 e Festival Margem Sul - 1995.
“100 PECADOS“ (Viseu) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios.
“CLAYMORE“ (Cruz de Pau - Seixal) Demo Heavy Metal - 1996.
“CRISE†(Cercal Alentejo) cd colectânea do 1º Festival de Música Moderna de Corroios - 1996.
“DIXIT†(Seixal) cd José Afonso Volume I - 1994.
“DOINK†(Porto) dvd da revista "Luso Beat" sobre o 9º Festival de Música Moderna de Corroios - 2004.
“ESTRADA DE SANTIAGO†(Corroios) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“FACTOS REAIS“ (Cruz de Pau - Seixal) cd single do 6º Festival de Música Moderna de Corroios - 2001, e cd "Será Justo" - 2003.
“FALLACY†(Almada) demo, metal - 1995.
“FANTOCHES“ (Feijó - Almada) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“FUNERAL PARTY†(Miratejo) cd colectânea Festival Margem Sul - 1995.
“IRMÃOS DE SANGUE†(Cova da Piedade - Almada) cd’s colectâneas José Afonso Volume I - 1994, Festival Margem Sul - 1995 e 1º Festival de Música Moderna de Corroios - 1996.
“JAM†(Évora) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“JARDINS DE PEDRA†(Cova da Piedade - Almada) cd colectânea do 1º Festival de Musica Moderna de Corroios - 1996.
“JOÃO GOLFINHO E OS PÉROLAS DO ATLÂNTICO†(Almada) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“KARMA“ (Corroios) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“LASKUADRA†(Corroios) demo, hip-hop - 1998.
“LENGA LENGA†(Barreiro) cd colectânea José Afonso Volume II - 1995.
“LUAZZURI†(Almada) cd colectânea do 1º Festival da Música Moderna de Corroios - 1996 (nota: o vocalista e baixista David Rossi integrou mais tarde os “Zedisaneonlight“.
“MAIS INFINITO†(Miratejo - Corroios) cd colectânea José Afonso Volume II - 1995.
“MANDÃBULA†(Lisboa) demo, rock - 1994.
“MARCHAS POPULARES DO SEIXAL†(Seixal) cd - 2002.
“MELODIAS DO VENTO“ (Corroios) demo, tradicional - 2001.
“MITOS†(Almada) cd colectânea Festival Margem Sul - 1995.
“NAU FRÃGIL†(Costa da Caparica) cd’s colectâneas José Afonso Volume II - 1995, e 1º Festival de Música Moderna de Corroios - 1996.
“NEFELIBATAS†(Cantanhede) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“NEXO“ (Almada) cd colectânea José Afonso Volume II - 1995.
“NEW CONNECTION†(Lisboa) cd single do 11º Festival de Música Moderna de Corroios - 2006.
“NÃVEL DE VIDA†(Corroios) cd colectânea José Afonso Volume I - 1994
“NOVOS RESTELOS†(Lisboa) demo, rock - 1998.
“O INCESTO“ (Almada) cd’s colectâneas José Afonso Volume I - 1994 e Festival Margem Sul - 1995.
“OBOɆ(Corroios) cd colectânea José Afonso Volume I - 1994.
“ORPHEU†(Corroios) demo, tradicional - 1995.
“OTELCANA†(Lisboa) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“PACÃFICO SUL“ (Almada) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“PARANORMAL WALTZ†(Lisboa) demo, metal - 1995.
“PERDIDOS & ACHADOS“ (Odivelas) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“PLASMA†(Arouca) cd single do 8º Festival de Música Moderna de Corroios - 2003.
“PÓ D‘ESCRER“ (Odivelas) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“POETAS TROVADORES†(Corroios) cd da Escola Secundária João de Barros - 2000.
“QUATRO + 1†(Feijó - Almada) cd colectânea José Afonso Volume I - 1994.
“RDM†(Cova Piedade - Almada) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“REINAÇÃO†(Oeiras) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“S.O.K.†(Lisboa) demo - 2003 (nota: o vocalista e compositor LuÃs Moreira, mentor da banda, constituiu mais tarde os “Mauâ€.
“SEM DESTINO†(Corroios) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“SÃRIUS†(Miratejo - Corroios) cd colectânea do 1º Festival de Música Moderna de Corroios - 1996 (nota: banda que derivou dos “Bloodshed“ cujo baterista Ivan pertence actualmente à formação dos “UHF“).
“SUGAR†(Lisboa) cd single do 10º Festival de Música Moderna de Corroios - 2005.
“TEMPLO DO SILÊNCIO†(Forte da Casa - Sintra) cd colectânea do 4º Festival de Música Moderna de Corroios - 1999.
“TENDÊNCIAS“ (Barreiro) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“TERRA BATIDA“ (Linda-a-Velha - Oeiras) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“TERTÚLIA“ (Seixal) demo, pop rock - 1994.
“TERTÚLIA COIMBRÃ DE MIRATEJO“ (Miratejo - Corroios) cd, género Fado Coimbra - 2002.
“THE CYNICALS“ (Coimbra) cd single do 12º Festival de Música Moderna de Corroios - 2007.
“THE POPPERS“ (Olivais - Lisboa) cd single do 9º Festival de Música Moderna de Corroios - 2004, e dvd da revista “Luso Beat“ sobre o mesmo Festival - 2004.
“THE PROFILERS†(Sintra) cd single do 13º Festival de Música Moderna de Corroios - 2008.
“THE STONE AGE†(Almada) cd colectânea José Afonso Volume I - 1995.
“TÓXINA†(Paio Pires - Seixal) demo, rock - 1996.
“TRAGIC COMIC“ (Almada) demo, pop rock - 2002.
“TREVO†(Corroios) cd colectânea José Afonso Volume II - 1995.
“TRIBO URBANA†(Lisboa) cd colectânea do 2º Festival de Música Moderna de Corroios - 1997.
“TRIPLET†(Lisboa) dvd da revista “Luso Beat†sobre o 9º Festival de Música Moderna de Corroios - 2004.
“TROPA DE CHOQUE†(Feijó - Almada) cd colectânea José Afonso Volume I - 1994.
“ÚLTIMOS SUSPEITOS†(Corroios) cd colectânea José Afonso Volume I - 1994.
“URBE LOUCA†(Corroios) cd colectânea Festival Margem Sul - 1995.
“VIRAGEM†(Lisboa) cd colectânea José Afonso Volume II - 1995.
“VÃTOR MIRANDA“ (Monte da Caparica - Almada) cd‘s, género Fado: “Tattoo†- 2003 e “Vitor Miranda†- 2004.
“VODKA PEDRA†(Feijó -Almada) cd colectânea José Afonso Volume II - 1994.
“XL†(Corroios) cd colectânea do 3º Festival de Música Moderna de Corroios - 1998.
“YELLOW W VAN†(Lisboa) cd single do 5º Festival de Música Moderna de Corroios - 2000.