About Me
Daian Schmitt nasceu na cidade de Rio do sul, no Alto Vale do Itajaà em Santa Catarina. Em 1994 foi morar em Joaçaba, no meio-oeste catarinense, onde teve suas primeiras aulas de violão. Em 1999 mudou-se para Blumenau para concluir a faculdade de Publicidade e Propaganda.
Em Blumenau começou a compor suas primeiras músicas. "Eu já arriscava alguns versos antes, mas nada muito consistente", comenta. Em Blumenau montou sua primeira banda, Os Tutanos. Já com a sua primeira banda, Daian Schmitt, priorizava o trabalho autoral, tendo 90% do repertório de músicas próprias.
Com Os Tutanos, nome inspirado num disco de Walter Fraco, a banda participou de vários eventos realizados em Blumenau, Gaspar, Lapa-PR, Indaial, entre festivais como River Rock e Psicodália. Nesta mesma época ajudou na fundação e participou ativamente do MPBLU - Movimento da Musica e Poesia Blu(2002 e 2005). O movimento tinha como base articular bandas e artistas marginais de Blumenau, onde a proposta era a consolidação do trabalho autoral das bandas.
Este movimento gera frutos até hoje, onde bandas que pertenciam ao movimento já lançaram os seus CD's e estão produzindo outros. O MPBLU foi o único movimento artÃstico musical de Blumenau, e hoje está sendo estudado por historiadores como Viegas Fernandes da Costa, que fez um ensaio no livro Blumenau em Cadernos. A banda Os Tutanos não chegou a deixar registros oficias. "Esse foi um dos motivos que gerou o fim da banda, eu queria gravar as músicas que estávamos compondo, mas, alguns integrantes da banda achavam que era muito prematuro."
Com o fim da banda em 2006, Daian Schmitt decidiu seguir carreira como artista solo, tendo em vista que todo o material era composto por ele. Continuou compondo e foi em busca de músicos pra gravar o seu primeiro disco, que viria a se chamar Daian Schmitt. Juntou-se com o baterista Darlan Dias, o baixista Johnny Werner e começaram a ensaiar a cozinha da banda no quarto do baixista. Já estavam também confirmados para as gravações os guitarristas Léo Maier e Rafael Scharf, o violinista Jairo Adriano e nos teclados Rafael Martorano da banda The Zordem. Na viola Jonathan Estevam e também no baixo Anderson Cassiano que tocava guitarra com Os Tutanos. O disco foi lançado em março de 2008.
Daian Schmitt e sua banda Os Comparsas do Rock, formado por Léo Maier na Guitarra, Darlan Dias na Bateria e Bigo no Baixo, seguem tocando no circuito underground.