About Me
Apuração vocal privilegiada e interpretação singular são a tônica do trabalho da cantora Leopoldina. Mineira de Campos Gerais está entre o grupo de artistas que resgatam canções que marcaram a música brasileira desde os anos trinta até os dias atuais.
Além de intérprete é também compositora e uma das porta-vozes da nova geração de compositores, cantando músicas de Makely Ka, Mestre Jonas, Dudu Nicácio, Rodrigo Braga dentre outros artistas mineiros que despontam no cenário cultural brasileiro.
Uma das revelações do projeto “RECICLO GERAL†– Mostra de Composições Inéditas de Belo Horizonte, em 2002, onde iniciou efetivamente sua carreira musical apresentando-se desde então em vários espaços culturais de Estado de Minas.
A parceria com o compositor mineiro Dudu Nicácio resultou no seu primeiro CD, gravado de forma independente em 2004/2005, intitulado “Leopoldina-Dudu Nicácio†e lançado, através da Turnê aprovada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocÃnio da Telemig Celular que percorreu as cidades de Itabira, Tiradentes, Morro da Garça, Pouso Alegre e Belo Horizonte. Bem como em outras cidades - Campos Gerais e Oliveira - sem o Incentivo da Lei, totalizando um público de mais 15 mil pessoas.
Este CD foi apontado pela mÃdia especializada de Minas Gerais como um “disco da nova e talentosa geração mineiraâ€, um trabalho cuidadoso e de grande identidade.
Já se apresentou ao lado de vários artistas dentre eles: Érika Machado, Sérgio Pererê do grupo Tambolelê, Titane, Dudu Nicácio, PatrÃcia Ahmaral, Dércio Marques, Ângela Evans, Mestre Jonas, Makely Ka, Kristoff Silva, Natan Marques, Robertinho Silva, Tabajara Belo, Pablo Castro, Marina Machado, Silvinho Mazzuca, dentre outros.
Leopoldina tem sido chamada a integrar aos principais projetos artÃsticos da cidade de Belo Horizonte, como:
•69ºAniversário da Rádio Inconfidência - Parque Municipal (música independente mais tocada em 2005);
•“Viva a Praça – Cantoras Daqui†BDMG – Cultural
•Grupo Voz e Companhia, direção de Ernani Maletta, onde apresenta-se nos espetáculos “O Malandro†e “ O Circo MÃsticoâ€, obras adaptadas dos musicais A Ópera do Malandro de Chico Buarque e O Grande Circo MÃstico de Chico Buarque e Edu Lobo, espetáculo que foi assistido pelo próprio Chico Buarque em sua vinda a Belo Horizonte no ano de 2006 e apresentado em diversas cidades brasileira dentre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Campos do Jordão-Palácio de Inverno do Governador, São Roque, Uberlândia, Embu das Artes - SP, e diversas vezes em cartaz na cidade de Belo Horizonte.
•Participação Especial na Trilha Sonora do Oficinão do Grupo Galpão (2004), no Longa Metragem: “Mulheres de Três Marias†(2006) e também no CD A Outra Cidade de Kristoff Silva, Pablo Castro e Makely Ka.
•Conexão Telemig Celular (2005/2006/2007)
É uma das mais promissoras cantoras da cena musical contemporânea. Voz versátil, de longas tessituras e múltiplos recursos de interpretação, estabelece com as letras e melodias uma relação sonora de muita cumplicidade.
Atualmente, Leopoldina está em fase de produção do seu disco solo, patrocinado pela Telemig Celular via Lei de Incentivo à Cultura Estadual de 2007. E faz uma vasta e minuciosa procura das músicas que cantará em seu novo CD, tanto as inéditas quanto as releituras farão parte de seu repertório e previsto para ser lançado em 2008.<