About Me
Nasci em Lisboa, em 19 de Maio de 1890; suicidei-me em Paris, em 26 de Abril de 1916.
Minha mãe, Ãgueda Maria de Sousa Peres Murinelo, morreu tinha eu 2 anos, meu pai Carlos Augusto de Sá Carneiro, sem tempo para cuidar de mim devido à sua vida militar, deixou-me entregue aos meus avós numa quinta em Camarate,aà passei a minha infância, rodeado de mimos e atenções, por vezes meu pai leva-me com ele nas suas viagens pela Europa, talvez por essa razão tenha ganho a paixão por Paris e pela vida boémia, mas ao mesmo tempo, sempre muito mimado, atrasei-me na minha instrução e não tinha noção do que era a vida real.
Em 1904, deixo a quinta de Camarate e instalo-me na Calçada do Carmo, para fequentar o Liceu do Carmo, aà conheço alguns dos meus companheiros das letras e das artes, tais como António Ferro e Augusto Cunha. Foi tambem aà que me apercebi das dificuldades da vida, tendo sido sempre super protegido, tenho dificuldades na vida social devido à minha timidez e fÃsico obeso e mostro uma grande tendência para o onanismo, como mostro nas minhas novelas "Rei-Lua"; "Esfinge Gorda".
Apesar dessas dificuldades, foi no liceu, onde em conjunto com outros companheiros, entre eles Tomás Cabreira Júnior e Milton de Aguiar, onde nasceu a primeira paixão literária, o "Teatro".Em 1905, escrevo uma peça em um acto, "O Vencido" e em 1907 e 1908, faço duas experiências como actor. O jeito não era muito então desisti da carreira de actor. Por esta altura fundo um jornal estudantil, antecessor experimental do "Orpheu".
Em 1909, escrevo o que é considerado o meu primeiro poema e em 1910, o meu primeiro trabalho de vulto. Uma peça de teatro, escrita em conjunto com o meu grande amigo "Tomás Cabreira Júnior".
Infelizmente, na manhã de 9 de Janeiro de 1911, no pátio do liceu, Tomás suicida-se na frente de todos nós com um tiro na cabeça. SuicÃdio esse que nunca esquecerei e talvez também causa para o meu próprio anos mais tarde.
No ano de 1911, termino o liceu e entro para direito na universidade de Coimbra, mas onde nem se quer termino o primeiro ano.
A partir de 1912, começa verdadeiramente a minha vida literária, vida essa curta mas vertiginosa e instável, passada entre Lisboa e Paris. Entre 1912 a 1916, escrevo e publico a peça "Amizade", as novelas de "PrincÃpio, os poemas de "Dispersão", a narrativa "A Confissão de Lúcio" e os contos de "Céu em Fogo", paralelamente lanço em companhia de "Pessoa", "Almada" e outros a revista "Orpheu", que viria a revolucionar as letras e o pensamento cultural e artÃstico Português, sendo o primeiro marco do "modernismo" em Portugal.
Infelizmente, o "Orpheu" tem vida curta, apenas são publicados dois números e um terceiro fica incompleto.
Em 1913 vou para Paris e inicio uma longa troca de correspondencia com Fernando Pessoa, que era meu grande amigo, conselheiro e até uma espécie de procurador, visto ser ele que pedia dinheiro ao meu pai para me enviar sempre que precisava.
É durante esse periodo em Paris que eu escrevo a maioria das minhas obras. Mas em 1914, com o avançar da 1ª guerra mundial, retorno a Lisboa, onde me integro juntamente com Pessoa, Almada, Montalvor, Ferro e outros num grupo chamado "O Primeiro Modernismo", participo tambem na revista "Ãguia" de Teixeira de Pascoaes e da "Renascença Portuguesa", mas abandono-a devido a conflitos entre o "modernismo" e a "Renascença".
Em junho de 1915 volto a Paris para nunca mais voltar.
Esse meu periodo em Paris, foi o mais conturbado, meu pai que entretanto voltara a casar, não me pode enviar mais dinheiro. Dinheiro esse que eu gastava numa vida de boémia e cafés, além disso apaixono-me por uma rapariga que conheço algures em Paris, rapariga essa habituada a luxos e presentes e que eu agora sem dinheiro não consigo sustentar. Com o acumular de todas essas situações, vou-me abatendo, entrando em desespero até que, numa carta enviada a Pessoa informo que me decidi a acabar com a minha vida
Sendo assim, no dia 26 de Abril de 1916, suicido-me, com estricnina, pondo fim aos meus tormentos e paixões.
I edited my profile with Thomas' Myspace Editor V4.4body, div, p, strong, td, .text, .blacktext10, .blacktext12, a.searchlinkSmall, a.searchlinkSmall:link, a.searchlinkSmall:visited{
color:rgb(0,0,0);
font-weight:normal;
font-style:normal;
text-decoration:none;
text-transform:none;
}
a I edited my profile with Thomas' Myspace Editor V4.4I edited my profile with Thomas' Myspace Editor V4.4